Raro bordado viking encontrado em túmulo com 1.000 anos na Noruega

O broche com os tecidos bordados Viking por cima.

Um pedaço de tecido da Era Viking foi encontrado numa sepultura no sul da Noruega. O bordado é datado de 850-950 d.C.

O túmulo em causa pertence a uma mulher e foi descoberto em 2020, juntamente com ferramentas têxteis e um pente de lã. As evidências sugerem que era uma trabalhadora têxtil.

O tecido de bordado Viking de lã castanho fosco, com 1.000 anos, foi encontrado preservado no topo de um broche de tartaruga, escreve o Ancient-Origins.

“Aqueles de nós que trabalham com têxteis ficam felizes se encontrarmos um pedaço de tecido de um centímetro por um centímetro. Neste caso, temos um têxtil de quase 11 cm. Além disso, o bordado encontrado é completamente único. Têxteis bordados da Era Viking são algo que conhecemos apenas de alguns túmulos luxuosos, como Oseberg e Mammengraven na Dinamarca”, disse a arqueóloga Ruth Iren Øien.

Os bens encontrados na sepultura incluíam ferramentas têxteis, um broche de três lóbulos e várias centenas de pérolas em miniatura. Os cientistas acreditam que as pérolas possam ter pertencido a um bordado de pérolas, embora não tenham certezas.

O facto de esta mulher ter sido enterrada com tantos tecidos indica que era uma mulher importante na sua tribo e que tinha um estatuto social mais elevado do que a maioria. Os tecidos “empilhados” também remetem para o clima frio dos países escandinavos.

Sem tecnologias têxteis, a quantidade de tecido necessária para vestir uma família inteira durante um ano exigia um ano inteiro de trabalho.

“Imaginamos que a mulher usava um vestido avental, que era preso com broches de tartaruga. Por baixo do vestido, usava provavelmente um casaco ou uma camisa de linho ou lã fina. Sobre os ombros, usava provavelmente uma capa com elementos decorativos bordados. A capa parece ter sido forrada com um tecido de lã fina e ao longo da borda podemos ver vestígios de tranças. Esta trança pode ter sido feita para fortalecer a borda, mas também tinha uma função decorativa”, disse Øien.

O bordado Viking encontrado está em bom estado de conservação, permitindo descobrir a origem da lã: se veio de ovelhas locais ou se foi importada de outro lugar.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …