Raro “Blindado do Apocalipse” soviético destruído por drone ucraniano

Technology and Weapons

Veículo blindado Ladoga em operação em Chernobyl, em abril de 1986

Um drone ucraniano terá destruído um raro veículo blindado Ladoga da era soviética, conhecido como “Blindado do Apocalipse”, que foi utilizado pela primeira vez em Chernobyl.

A Ucrânia terá ao que tudo indica destruído um Ladoga, raro veículo blindado de combate da era soviética, concebido na década de 1970 como meio de transporte para os altos funcionários do Kremlin em caso de ataque nuclear.

O Ladoga foi concebido para ser usado em ambientes de “dia do juízo final”, e, segundo o The Telegraph, apenas terão sido construídos quatro ou cinco exemplares.

Aparentemente, há agora menos um.

Um vídeo publicado no perfil do X-Twitter da 63ª Brigada Mecanizada da Ucrânia, parece mostrar o AFV, conhecido como “Ladoga”, como alvo de um drone.

O aparecimento do Ladoga no campo de batalha parece ser mais um indício de que a Rússia está com dificuldades em substituir a sua reserva de tanques e veículos blindados, que está a diminuir rapidamente.

O ano passado, a Rússia começou a enviar tanques soviéticos obsoletos carregados de explosivos contra as forças ucranianas, no que foi considerado um sintoma das dificuldades que o exército russo tem tido e as perdas significativas, humanas e materiais, que teve ao longo do conflito.

Não é claro qual o papel que um Ladoga teria a desempenhar no campo de batalha, mas tornou-se aparentemente presa fácil dos drones ucranianos.

Segundo confirmou ao Business Insider o proprietário do perfil AFV Recognition, conta no X-Twitter que rastreia veículos blindados russos, o blindado visto no video da 63ª BMU é efetivamente um Ladoga.

O titular do perfil, que falou sob anonimato por estar a prestar serviço militar, diz ser “extremamente surpreendente” ver este veículo no terreno, e refere não ter visto quaisquer fotografias ou registos de veículos a sair de instalações de armazenamento, o que sugere que foi movido “com algum grau de secretismo“.

O Ladoga foi concebido como veículo de transporte para a elite política soviética num potencial ataque nuclear, o que lhe deu o nome de “Tanque do Juízo Final“. Combina o casco blindado de um chassis de tanque T-80 com um motor de turbina a gás de 1250 cavalos.

O veículo foi testado pela primeira vez no terreno em abril de 1986, após o desastre nuclear de Chernobyl, num “reconhecimento químico” da área.

O Ladoga está equipado com tinha um sistema de ventilação e armazenamento de comida e água que permite manter a tripulação durante 48 horas. Fotos do interior do blindado mostram cadeiras confortáveis, mesas e monitores.

A Rússia perdeu mais de 3000 tanques e veículos blindados desde que lançou a sua invasão em grande escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022 — um número superior às unidades que tinha no início da ofensiva.

Ainda assim, as forças russas mantém uma vantagem significativa sobre a Ucrânia em munições e equipamento, afirmou o Ministério da Defesa do Reino Unido, numa atualização sobre o conflito na semana passada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.