Da Noruega ao Canadá. Raposa fez 3.500 quilómetros em apenas 76 dias

(dr) Instituto Polar Norueguês

A raposa percorreu 3.500 quilómetros em 76 dias, sobre gelo. O feito impressionou os investigadores, que garantem que a velocidade é a “taxa de movimento mais rápida já registada nesta espécie”.

Tudo começou a 26 de março do ano passado, em Spitsbergen, no arquipélado de Svalbard, na Noruega. Nesse dia, uma raposa do Ártico (Vulpes lagopus) partiu do país nórdico, em um dispositivo GPS colocado numa coleira. Setenta e seis dias depois, chegou ao Canadá.

Após cerca de 3.500 quilómetros percorridos, a raposa chegou à ilha Ellesmere, no dia 1 de julho de 2018. Pelo meio, segundo o The Guardian, houve uma paragem na Gronelândia, a 16 de abril. A travessia surpreendeu os investigadores do Instituto Polar Norueguês, que garantem ter sido das mais longas algumas vez realizadas por animais. E a mais rápida da sua espécie.

A viagem do animal foi documentada pelo instituto numa investigação chamada A longa viagem de uma raposa fêmea através do gelo marinho. Uma vez que o percurso é um dos mais longos alguma vez registados, os investigadores chegaram mesmo a pensar que o dispositivo podia ter sido retirado da raposa e ter sido transportado a bordo de um navio.

Mas não, não há barcos que sigam para tão longe no gelo“, disse Eva Fuglei, investigadora do instituto norueguês.

O dispositivo eletrónico fornecia, todos os dias e durante um período de três horas, as coordenadas da raposa. De acordo com os dados recolhidos, o animal deixou Spitsbergen, na Noruega, a 26 de março de 2018 e ao final de 21 dias e 1.512 quilómetros sobre gelo marinho, fixou-se na Gronelândia a 16 de abril de 2018. Continuou o seu percurso até à ilha Ellesmere, no Canadá, onde chegou a 1 de julho do mesmo ano.

O percurso foi feito a uma velocidade média de 46,3 quilómetros por dia. Os investigadores notaram, porém, que quando a raposa passava pela Gronelândia, houve até um dia em que caminhou a 155 quilómetros. Segundo um comunicado dos investigadores, esta é, até agora, a “taxa de movimento mais rápida já registada nesta espécie“.

No entanto, segundo o Diário de Notícias, já não é possível identificar a atual localização do animal, uma vez que o seu localizador deixou de funcionar em fevereiro deste ano.

A equipa de investigadores que seguiu a raposa durante todos estes meses acredita que o animal terá recorrido ao gelo como o seu próprio meio de transporte para caminhar da Noruega até ao Canadá.

“O gelo marinho desempenha um papel fundamental no facto de as raposas das montanhas migrarem entre as áreas, encontrarem outras populações e encontrarem comida”, explicou Eva Fuglei.

A jornada, além de ter fascinado os cientistas, levantou algumas dúvidas e preocupações para o futuro do animal. Como explica o diário, os investigadores estão preocupados com o impacto da mudança climática no gelo marinho, que pode afetar a capacidade de os animais de migrarem.

O “gelo do mar é importante para a vida selvagem no Ártico” e esta é mais uma prova disso mesmo, segundo o ministro do Meio Ambiente norueguês, Ola Elvestuen, que sublinha ainda que “o aquecimento no norte é assustadoramente rápido” e, por isso, é preciso urgência no corte de emissões.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …

Autoagendamento para jovens de 16 e 17 anos termina esta sexta-feira

O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, termina esta sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores …

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …

Mais 10 mortes e 2581 casos. Morreu uma criança com menos de 10 anos

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 2581 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2581 novos …

Bancário do Porto roubou um milhão de euros a clientes para alimentar vício do jogo

O vício em apostas online levaram o gestor de contas da Caixa Geral de Depósitos a desviar verbas para investir no jogo. O arguido é agora acusado de 34 crimes. O caso remonta a 2015 quando …

Bolsonaro diz que só tomará vacina aceite na Europa e nos EUA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que só vai tomar uma vacina contra a covid-19 que lhe permita viajar e voltou a desacreditar a CoronaVac, vacina patrocinada pelo governador de São Paulo, …