Rapaz a fugir de abelhas perfura crânio com espeto de churrasco (e sobrevive para contar)

A criança americana estava a ser atacada por um enxame de vespas quando caiu sobre um espeto de carne usado em churrascos. O espeto perfurou-lhe o crânio 15 centímetros.

Xavier Cunningham, de apenas 10 anos, estava a brincar na sua casa da árvore quando apareceu um enxame de abelhas. O rapaz, que se tentava proteger, acabou por cair da árvore aterrando, de cabeça, num espeto de carne que lhe perfurou o crânio.

Apesar do sucedido, os médicos esperam uma recuperação total do rapaz de Missouri afirmando que o acidente acabou por ser um milagre, visto que o espeto não atingiu o olho, a medula, nem o cérebro e não perfurou nenhum dos principais vasos de sangue.

“Ouvi um grito e fui a correr escadas abaixo”, contou Gabrielle Miller, mãe do rapaz, ao Independent. “Ele entrou dentro de casa e tinha aquela coisa a sair da cabeça”.

Levado para o hospital local, Xavier acabou por ser transferido para o Hospital de Kansas City, sendo depois deslocado para o centro hospitalar da Universidade do Kansas onde foi operado ao ferimento.

(h) Medical News Network / AP

Raio-X mostra o espeto de churrasco no crânio de Xavier Cunningham

“O espeto não podia ter entrado num sítio melhor. Havia uma hipótese num milhão de o espeto penetrar 15 centímetros no rosto e não atingir nenhum órgão vital“, explicou ao Kansas City Star, Koji Eberdole, diretor de Neurorradiologia Cirúrgica Endovascular do centro hospitalar que realizou a operação.

“Nunca tinha visto um sobrevivente de um ferimento com esta profundidade, muito menos alguém a quem depositamos esperanças de uma recuperação total ou quase total“, contou o médico.

Koji Eberdole descreveu o rapaz de 10 anos como sendo “extraordinariamente resiliente e corajoso” ao ter decidido esperar toda a noite pela equipa médica depois de as radiografias terem revelado não existirem motivos para uma cirurgia urgente.

Na operação, os médicos conseguiram retirar o espeto num ângulo reto, trabalhando cuidadosamente para garantir que as arestas do espeto não causavam danos ao corajoso rapaz.

PARTILHAR

RESPONDER

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …