Adolescente de 17 anos orquestrou o ataque ao Twitter que pirateou contas de Gates e Musk

Um adolescente norte-americano foi detido, esta sexta-feira, por suspeitas de ter desencadeado o mais recente ciberataque ao Twitter.

O mais recente ataque informático ao Twitter, que atingiu figuras públicas como Bill Gates, Elon Musk ou Joe Biden, foi orquestrado por um rapaz de 17 anos, na Florida, informaram esta sexta-feira as autoridades norte-americanas.

Segundo a Renascença, o suspeito foi detido e outros dois foram identificados, um homem de 22 anos, também da Florida, e um inglês de 19 anos.

O principal suspeito, Graham Clark, foi acusado de 30 crimes e será julgado como um adulto, depois de ter embolsado pelo menos 85 mil euros quando infiltrou as contas de celebridades e solicitou investimentos em seu nome. A operação resulta de uma investigação conjunta entre o FBI, os Serviços Secretos e as autoridades fiscais dos Estados Unidos, e a polícia da Florida.

“Estamos perante um miúdo de 17 anos, que acabou agora o liceu, mas não se deixem enganar: este não é um rapaz de 17 anos normal“, disse o procurador estadual da Florida, Andrew Warren. Os outros dois suspeitos são Mason Sheppard, do Reino Unido, que foi acusado de branqueamento de fundos e Nima Fazeli, acusado de auxílio ao crime.

Em causa está o ataque ao Twitter no dia 15 de julho, no qual dezenas de contas de celebridades e marcas no site – Apple, Uber, Bill Gates, Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos, – foram pirateadas para mostrar publicidade à bitcoin.

Ao todo, os atacantes publicaram mensagens falsas em 45 contas e descarregaram dados de outras sete. Para além de terem solicitado os investimentos em bitcoins, as autoridades suspeitam de que os suspeitos tenham lido algumas mensagens privadas das vítimas do esquema.

Para as autoridades, as grandes vítimas do ataque foram os restantes utilizadores, já que nas mensagens e publicações fraudulentas era sugerido aos utilizadores que enviassem bitcoins com a promessa de que o investimento seria multiplicado.

“Os crimes deste indivíduo foram perpetrados usando os nomes de celebridades, mas o objetivo do crime era roubar dinheiro a cidadãos norte-americanos, incluindo aqui na Florida”, explicou Andrew Warren.

O Twitter explicou que o esquema foi desencadeado através de phishing – uma técnica segundo a qual os atacantes usam emails e telefonemas falsos para levar um utilizador a fornecer dados confidenciais por engano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …