Raparigas proibidas de correr na escola para não perderem a virgindade

As autoridades da Austrália deram hoje início a um inquérito sobre uma escola islâmica que terá proibido as raparigas de participarem em corridas por recearem que “percam a virgindade”.

Em comunicado, o ministro da Educação do estado de Victoria, James Merlino, afirmou ter pedido “à autoridade reguladora para abrir um inquérito” relativo a uma situação “muito preocupante”, caso se comprovem as acusações.

Um antigo professor da escola Al-Taqwa de Melbourne escreveu, esta semana, ao Governo federal e do estado de Victoria para acusar o director, Omar Hallak, de acreditar “que se as mulheres correrem excessivamente podem perder a virgindade”, noticiou o jornal The Age.

“O director pensa existirem provas científicas que demonstram que se as raparigas ficarem feridas, por exemplo, se partirem uma perna a jogar futebol, podem ficar estéreis“, indicou.

O jornal publicou também uma carta dirigida ao director a criticar, numa aparente referência à equipa de corrida de fundo da escola, a proibição imposta, em 2013 e no ano passado, de participação das alunas da primária nestas competições.

Esta decisão é “um verdadeiro insulto para todas as raparigas que iam participar nas corridas. O ‘hadith’, ensinamento do profeta Maomé, não proíbe as raparigas de correr. Desde que se use o vestuário apropriado, as mulheres podem correr”, pode ler-se na carta.

O estabelecimento de ensino privado, que tem 1.700 alunos com idades entre os cinco e os 18 anos, da primária ao liceu, é considerado o maior do estado de Victoria, de acordo com dados governamentais.

Em 2013, a escola recebeu mais de 15 milhões de dólares australianos (10,8 milhões de euros) em financiamentos públicos.

Esta não é a primeira vez que Omar Hallak domina a capa dos jornais. O mês passado, disse ao The Age ter pedido aos alunos para não se juntarem ao movimento extremista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria porque o grupo faz parte de uma conspiração dos Estados Unidos e Israel para dominar os recursos petrolíferos no Médio Oriente.

Os combatentes do EI “são equipados e treinados” pelos Estados Unidos e Israel, declarou ao jornal.

“A prova é que todos os equipamentos dos ‘jihadistas’ são novos, não pensamos que tenham sido muçulmanos a criar o EI. Matar inocentes não é islâmico”, disse Hallak.

Em Setembro, a Austrália elevou o nível de alerta terrorista, na sequência da partida de mais de 100 cidadãos australianos para o Iraque e Síria para combater nas fileiras do EI.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu não consigo compreender como se atura estes muçulmanos. Esta gente vive a 1000 anos atrás. Porque não vao viver la para a terra deles no médio oriente

  2. O islao nao passa de uma especie de doutrina, cujo objectivo eh de controlar os passos da mulher, o que falam, o que usam, e ate mesmo, o que fazem dentro de suas casas.

    Esse tal maome, teve varias mulheres, uma delas tendo 9 anos de idade, que vergonha, como eh que esse Maome pode servir de exemplo para uma sociedade, tendo em conta que ele estrupou essa menina de 9 anos.

    Ainda bem que nao sou muculmano, e nem tenciono ser um, pois, vejo que eh a pior religiao do mundo, aonde se matam, depois falam allah u acbar, e pumba, esses gajos que voltem para as suas terras, que vao pro raio cus parta….

  3. Este senhor Hallak apesar de defender algumas teorias estranhas, não é um caso totalmente perdido quando afirma:
    “Matar inocentes não é islâmico”
    Talvez se estudar mais algumas matérias, que de certo não existiram na escola onde estudou, aprenda mais qualquer coisa sobre educação sexual.
    Há a possibilidade de que as atitudes que tomou não sejam por estupidez, mas por ignorância, espero eu.

  4. Num tempo de tanto conhecimento bom e verdadeiro persisten os mitos mais idiotas e as ideias mais tolas!
    A virgindade não é coisa que deva ser medida pelo tamanho do furo no himan e não deveria ter a menor importância face a tantas outras facetas da personalidade que faz com que um ser vivo tenha mais valor positivo ou negativo!
    Só para os mais renitentes direi que muitas até preferem usar o buraco ao lado para não perderen a “virgindade”! Qual é o valor idiota e negativo disso?
    Então acreditamos que as aparências valem mais do que a verdade da realidade? Grandes idiotas!

RESPONDER

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …