Raparigas proibidas de correr na escola para não perderem a virgindade

As autoridades da Austrália deram hoje início a um inquérito sobre uma escola islâmica que terá proibido as raparigas de participarem em corridas por recearem que “percam a virgindade”.

Em comunicado, o ministro da Educação do estado de Victoria, James Merlino, afirmou ter pedido “à autoridade reguladora para abrir um inquérito” relativo a uma situação “muito preocupante”, caso se comprovem as acusações.

Um antigo professor da escola Al-Taqwa de Melbourne escreveu, esta semana, ao Governo federal e do estado de Victoria para acusar o director, Omar Hallak, de acreditar “que se as mulheres correrem excessivamente podem perder a virgindade”, noticiou o jornal The Age.

“O director pensa existirem provas científicas que demonstram que se as raparigas ficarem feridas, por exemplo, se partirem uma perna a jogar futebol, podem ficar estéreis“, indicou.

O jornal publicou também uma carta dirigida ao director a criticar, numa aparente referência à equipa de corrida de fundo da escola, a proibição imposta, em 2013 e no ano passado, de participação das alunas da primária nestas competições.

Esta decisão é “um verdadeiro insulto para todas as raparigas que iam participar nas corridas. O ‘hadith’, ensinamento do profeta Maomé, não proíbe as raparigas de correr. Desde que se use o vestuário apropriado, as mulheres podem correr”, pode ler-se na carta.

O estabelecimento de ensino privado, que tem 1.700 alunos com idades entre os cinco e os 18 anos, da primária ao liceu, é considerado o maior do estado de Victoria, de acordo com dados governamentais.

Em 2013, a escola recebeu mais de 15 milhões de dólares australianos (10,8 milhões de euros) em financiamentos públicos.

Esta não é a primeira vez que Omar Hallak domina a capa dos jornais. O mês passado, disse ao The Age ter pedido aos alunos para não se juntarem ao movimento extremista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria porque o grupo faz parte de uma conspiração dos Estados Unidos e Israel para dominar os recursos petrolíferos no Médio Oriente.

Os combatentes do EI “são equipados e treinados” pelos Estados Unidos e Israel, declarou ao jornal.

“A prova é que todos os equipamentos dos ‘jihadistas’ são novos, não pensamos que tenham sido muçulmanos a criar o EI. Matar inocentes não é islâmico”, disse Hallak.

Em Setembro, a Austrália elevou o nível de alerta terrorista, na sequência da partida de mais de 100 cidadãos australianos para o Iraque e Síria para combater nas fileiras do EI.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu não consigo compreender como se atura estes muçulmanos. Esta gente vive a 1000 anos atrás. Porque não vao viver la para a terra deles no médio oriente

  2. O islao nao passa de uma especie de doutrina, cujo objectivo eh de controlar os passos da mulher, o que falam, o que usam, e ate mesmo, o que fazem dentro de suas casas.

    Esse tal maome, teve varias mulheres, uma delas tendo 9 anos de idade, que vergonha, como eh que esse Maome pode servir de exemplo para uma sociedade, tendo em conta que ele estrupou essa menina de 9 anos.

    Ainda bem que nao sou muculmano, e nem tenciono ser um, pois, vejo que eh a pior religiao do mundo, aonde se matam, depois falam allah u acbar, e pumba, esses gajos que voltem para as suas terras, que vao pro raio cus parta….

  3. Este senhor Hallak apesar de defender algumas teorias estranhas, não é um caso totalmente perdido quando afirma:
    “Matar inocentes não é islâmico”
    Talvez se estudar mais algumas matérias, que de certo não existiram na escola onde estudou, aprenda mais qualquer coisa sobre educação sexual.
    Há a possibilidade de que as atitudes que tomou não sejam por estupidez, mas por ignorância, espero eu.

  4. Num tempo de tanto conhecimento bom e verdadeiro persisten os mitos mais idiotas e as ideias mais tolas!
    A virgindade não é coisa que deva ser medida pelo tamanho do furo no himan e não deveria ter a menor importância face a tantas outras facetas da personalidade que faz com que um ser vivo tenha mais valor positivo ou negativo!
    Só para os mais renitentes direi que muitas até preferem usar o buraco ao lado para não perderen a “virgindade”! Qual é o valor idiota e negativo disso?
    Então acreditamos que as aparências valem mais do que a verdade da realidade? Grandes idiotas!

RESPONDER

A Terra em 4K. Empresa vai transmitir vídeos do Espaço em tempo real

A empresa Momentus assinou um novo contrato que fornecerá transporte e implementação no Espaço para a Sen, uma empresa britânica que está atualmente a construir um serviço de streaming de vídeo 4k e em tempo …

Hertz abre falência nos Estados Unidos, mas sobrevive em Portugal

O presidente executivo da Hertz Portugal afirmou esta quarta-feira que, apesar do inevitável “dano reputacional”, a falência da empresa nos EUA não afeta a sua atividade no país, onde opera de forma “independente” em regime …

Sintomas da doença de Lyme podem ser perigosamente confundidos com covid-19

Alguns dos sintomas característicos da doença de Lyme podem ser confundidos com covid-19. Isto pode trazer sérias consequências devido ao diagnóstico tardio da doença. Quando doenças semelhantes a uma gripe se desenvolvem em pessoas que passam …

Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de …

Café na Coreia do Sul contrata um robô-barista para evitar a propagação da covid-19

O café Daejon, na Coreia do Sul, "contratou" um barista-robô para servir bebidas aos seus clientes, tentando evitar assim a propagação da pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo …

Incêndios: PSD aponta falta de meios aéreos e avisa que covid-19 não justifica atrasos

O PSD apontou hoje falta de meios aéreos de combate a incêndios no terreno e acusou o Governo de ter ficado "aquém" nas reformas e mudanças na floresta, avisando que a pandemia de covid-19 não …

Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa. O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas …

"Não consigo respirar". Protestos nos EUA pela morte de homem negro às mãos da polícia

Milhares de pessoas protestaram, esta terça-feira à noite, em Minneapolis, cidade no estado norte-americano do Minnesota, contra a morte de George Floyd, um homem negro que acabou por falecer depois de um episódio com a …

Um em cada três americanos não acredita que o azeite vem das azeitonas

Um terço dos norte-americanos entrevistados numa sondagem disse não acreditar ou não ter certeza de que o azeite vem das azeitonas. O produto alimentar é usado por menos de metade das famílias do país. Uma sondagem …

A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem. A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem …