Raparigas proibidas de correr na escola para não perderem a virgindade

As autoridades da Austrália deram hoje início a um inquérito sobre uma escola islâmica que terá proibido as raparigas de participarem em corridas por recearem que “percam a virgindade”.

Em comunicado, o ministro da Educação do estado de Victoria, James Merlino, afirmou ter pedido “à autoridade reguladora para abrir um inquérito” relativo a uma situação “muito preocupante”, caso se comprovem as acusações.

Um antigo professor da escola Al-Taqwa de Melbourne escreveu, esta semana, ao Governo federal e do estado de Victoria para acusar o director, Omar Hallak, de acreditar “que se as mulheres correrem excessivamente podem perder a virgindade”, noticiou o jornal The Age.

“O director pensa existirem provas científicas que demonstram que se as raparigas ficarem feridas, por exemplo, se partirem uma perna a jogar futebol, podem ficar estéreis“, indicou.

O jornal publicou também uma carta dirigida ao director a criticar, numa aparente referência à equipa de corrida de fundo da escola, a proibição imposta, em 2013 e no ano passado, de participação das alunas da primária nestas competições.

Esta decisão é “um verdadeiro insulto para todas as raparigas que iam participar nas corridas. O ‘hadith’, ensinamento do profeta Maomé, não proíbe as raparigas de correr. Desde que se use o vestuário apropriado, as mulheres podem correr”, pode ler-se na carta.

O estabelecimento de ensino privado, que tem 1.700 alunos com idades entre os cinco e os 18 anos, da primária ao liceu, é considerado o maior do estado de Victoria, de acordo com dados governamentais.

Em 2013, a escola recebeu mais de 15 milhões de dólares australianos (10,8 milhões de euros) em financiamentos públicos.

Esta não é a primeira vez que Omar Hallak domina a capa dos jornais. O mês passado, disse ao The Age ter pedido aos alunos para não se juntarem ao movimento extremista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria porque o grupo faz parte de uma conspiração dos Estados Unidos e Israel para dominar os recursos petrolíferos no Médio Oriente.

Os combatentes do EI “são equipados e treinados” pelos Estados Unidos e Israel, declarou ao jornal.

“A prova é que todos os equipamentos dos ‘jihadistas’ são novos, não pensamos que tenham sido muçulmanos a criar o EI. Matar inocentes não é islâmico”, disse Hallak.

Em Setembro, a Austrália elevou o nível de alerta terrorista, na sequência da partida de mais de 100 cidadãos australianos para o Iraque e Síria para combater nas fileiras do EI.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu não consigo compreender como se atura estes muçulmanos. Esta gente vive a 1000 anos atrás. Porque não vao viver la para a terra deles no médio oriente

  2. O islao nao passa de uma especie de doutrina, cujo objectivo eh de controlar os passos da mulher, o que falam, o que usam, e ate mesmo, o que fazem dentro de suas casas.

    Esse tal maome, teve varias mulheres, uma delas tendo 9 anos de idade, que vergonha, como eh que esse Maome pode servir de exemplo para uma sociedade, tendo em conta que ele estrupou essa menina de 9 anos.

    Ainda bem que nao sou muculmano, e nem tenciono ser um, pois, vejo que eh a pior religiao do mundo, aonde se matam, depois falam allah u acbar, e pumba, esses gajos que voltem para as suas terras, que vao pro raio cus parta….

  3. Este senhor Hallak apesar de defender algumas teorias estranhas, não é um caso totalmente perdido quando afirma:
    “Matar inocentes não é islâmico”
    Talvez se estudar mais algumas matérias, que de certo não existiram na escola onde estudou, aprenda mais qualquer coisa sobre educação sexual.
    Há a possibilidade de que as atitudes que tomou não sejam por estupidez, mas por ignorância, espero eu.

  4. Num tempo de tanto conhecimento bom e verdadeiro persisten os mitos mais idiotas e as ideias mais tolas!
    A virgindade não é coisa que deva ser medida pelo tamanho do furo no himan e não deveria ter a menor importância face a tantas outras facetas da personalidade que faz com que um ser vivo tenha mais valor positivo ou negativo!
    Só para os mais renitentes direi que muitas até preferem usar o buraco ao lado para não perderen a “virgindade”! Qual é o valor idiota e negativo disso?
    Então acreditamos que as aparências valem mais do que a verdade da realidade? Grandes idiotas!

RESPONDER

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …