“Rambo da Rússia”, ator de um dos filmes favoritos de Putin, diz que lutaria pela Ucrânia

1

Ivan Bessedin / Wikimedia

O ator que protagoniza um dos filmes favoritos de Putin diz ainda sentir “ódio” pela Rússia e garante que disparava “sem dúvidas” sobre um ex-colega seu que está a servir as forças de Moscovo.

O ator russo Artur Smolyaninov, que protagonizou um dos filmes favoritos de Vladimir Putin, proclamou o seu “ódio” à Rússia e afirma que lutaria pela Ucrânia na guerra.

O filme em questão chama-se “Devyataya Rota” (A 9.ª Companhia) e foca-se na história de uma unidade militar russa que estava a combater na guerra no Afeganistão, que a União Soviética ocupou durante uma década. Smolyaninov fez o papel do último soldado da força que ainda resistia e ganhou a alcunha “Rambo da Rússia”, numa referência aos filmes de ação protagonizados por Sylvester Stallone.

O ator e a restante equipa do filme estiveram na residência pessoal de Vladimir Putin em novembro de 2005, a convite do Presidente russo. Nessa mesma altura, Putin aproveitou a ocasião para tecer muitos elogios à obra, que considera “muito forte” e que representa a realidade da “guerra e das pessoas que nela lutaram em condições extremas e que mostraram todo o seu valor”.

Mas é pouco provável que Smolyanikov volte a ser convidado de honra de Putin. O ator diz agora que lutaria do lado ucraniano na guerra.

Não sinto nada a não ser ódio pelo outro lado (Rússia) da frente combate. Se estivesse lá, no terreno, não haveria misericórdia”, afirma, em declarações ao jornal independente russo Novaya Gazeta, baseado na Letónia.

Nem uma relação pessoal com um soldado russo o impediria de atacar. Smolyanikov avança que um ator com quem contracenou no filme está agora a lutar pelas forças russas. “Se atiraria contra ele? Sem dúvida! Se mantenho as minhas opções em aberto no que toca a ir lutar pela Ucrânia? Absolutamente! É o único caminho para mim; se for para a guerra, lutarei apenas pela Ucrânia”, garante.

Apenas alguns dias após estes comentários, o Ministério da Justiça da Rússia anunciou que o ator é um “agente estrangeiro”, revela a CNN. O presidente do comité de investigação da Rússia também ordenou a abertura de um processo criminal contra Smolyaninov

Esta não é a primeira vez que o ator critica abertamente a investida militar russa na Ucrânia. No Verão, quando ainda estava na Rússia, Smolyaninov descreveu a guerra como uma “uma catástrofe em que tudo colapsou — cinzas, fumo, fedor e lágrimas”.

Em outubro, foi multado pela justiça russa em 30 mil rubros por descredibilizar as forças armadas russas. No mesmo mês, saiu da Rússia e acredita-se que está agora na Letónia.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.