/

Rajoy aceita condições do Ciudadanos e pede data de investidura

eppofficial / Flickr

Mariano Rajoy, primeiro-ministro e líder do Partido Popular espanhol

Mariano Rajoy, primeiro-ministro e líder do Partido Popular espanhol

O presidente do governo espanhol em funções, Mariano Rajoy, aceitou as condições impostas pelo partido Ciudadanos e vai falar com a presidente do Congresso, Ana Pastor, para que hoje mesmo defina uma data para a investidura.

A informação foi avançada pelo líder do partido de centro-direita, Albert Rivera, em conferência de imprensa após o final da reunião com Rajoy no Congresso, durante a qual indicou que os porta-vozes do Partido Popular (PP, direita) e do Ciudadanos (centro-direita) assinaram o pacto anti-corrupção para desbloquear a situação política, o qual contempla as seis medidas apresentadas por Rivera para o início das negociações para a investidura.

O líder do Ciudadanos assinalou que Mariano Rajoy vai pedir à presidente do Congresso que defina ainda hoje uma data para a sessão de investidura.

“Hoje demos um passo que qualificá-lo-ia de decisivo para formar governo e para que não se repitam eleições”, afirmou, por seu turno, Rajoy, manifestando abertura relativamente à data da investidura que Ana Pastor considere “oportuna e conveniente”.

Depois de afirmar que as equipas negociadoras do PP e dos Ciudadanos para iniciar as conversações com vista à investidura vão ser nomeadas já na sexta-feira, o líder do PP insistiu: “Hoje estou na disposição de ir à sessão de investidura”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.