Raios cósmicos galácticos afetam a atmosfera de Titã

NASA / JPL-Caltech

Raios cósmicos oriundos do exterior do Sistema Solar afetam as reações químicas que ocorrem na superfície de Titã, a maior lua de Saturno.

Recorrendo a dados do telescópio ALMA (Atacama Large Millimeter Array), uma equipa de cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão, descobriu que há raios cósmicos que afetam as reações químicas envolvidas na formação de moléculas orgânicas que contêm azoto (N) na atmosfera deste satélite natural de Saturno.

Na nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Astrophysical Journal, os cientistas encontraram sinais fracos de acetonitrila (CH3CN) e do seu raro isotopômero CH3C15N nos dados do ALMA.

“Descobrimos que a abundância de 14N de acetonitrila é maior do que em outras espécies que contêm azoto, como HCN e HC3N (…) [Estes resultados] vão ao encontro com a recente simulação computacional de processos químicos com raios cósmicos de alta energia”, disse o cientista Takahiro Iino, da Universidade de Tóquio, citado em comunicado.

Existem dois protagonistas importantes nos processos químicos que ocorrem na atmosfera: a luz ultra-violeta (UV) e os raios cósmicos oriundos de fora do Sistema Solar.

Na atmosfera superior, a luz UV destrói seletivamente as moléculas de azoto que contêm 15N, porque a luz UV com o comprimento de ondas específico que interage com 14N14N é facilmente absorvida nessa altitude. Por este mesmo motivo, as espécies de azoto produzidas nesta altitude tendem a ter uma grande abundância de 15N.

Por outro lado, os raios cósmicos penetram e interagem mais profundamente com as moléculas de azoto que contêm 14N. Consequentemente, há uma diferença na abundância de moléculas com 14N e 15N.

Os cientistas revelaram que o acetonitrilo na estratosfera de Titã é mais abundante em 14N do que o de outras moléculas transportadoras de azoto medidas anteriormente.

“Assumimos que os raios cósmicos galácticos desempenham um papel importante na atmosfera de outros corpos do Sistema Solar”, disse Hideo Sagawa, professor associado da Universidade Kyoto Sangyo, também no Japão, e membro da equipa de investigação.

“O processo pode ser universal e, por isso, entender o papel dos raios cósmicos em Titã é crucial na Ciência Planetária geral”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …

Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos EUA devido ao "impacto prolongado da covid-19"

A Disney anunciou que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19. A covid-19 chegou e …

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …

Maduro propõe neutralizar sanções norte-americanas com Lei Antibloqueio

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou na terça-feira um projeto de Lei Antibloqueio à Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime) para neutralizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA) …

Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta terça-feira que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 “infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode …

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …

Novo lay-off passa a ser acessível para empresas com perdas entre 25% e 40%

As empresas com quebras de faturação homólogas entre 25% e 40% vão poder recorrer ao apoio à retoma progressiva, instrumento que passa também permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação …

Associação das Forças Armadas considera diretiva para comunicação inclusiva uma "provocação"

O presidente do Conselho Nacional da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) afirmou que a nova diretiva do Governo que implementa uma comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais é uma provocação aos militares …

60 milhões de infetados na Índia? Casos podem ser 10 vezes mais do que os números oficiais

Mais de 60 milhões de pessoas na Índia podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram esta terça-feira autoridades médicas responsáveis pela pandemia, citando um estudo nacional …