Raio-X e controlo de passageiros em greve. TAP pede que se chegue 4 horas antes

Steven Governo / Lusa

Funcionários de segurança privada dos aeroportos em greve

Funcionários de segurança privada dos aeroportos em greve

A TAP apelou aos passageiros para chegarem com maior antecedência aos aeroportos nacionais, recomendando, nos casos dos voos com partida de Lisboa, que se apresentem quatro horas antes do embarque. Os atrasos são devidos a greve dos trabalhadores de segurança.

Fonte oficial da TAP disse à Lusa que a companhia aérea está a alertar os passageiros com voos agendados para hoje para que se dirijam aos aeroportos com “uma antecedência superior à habitual” e que os viajantes que embarquem a partir do aeroporto de Lisboa cheguem quatro horas antes “tendo em conta o maior número de passageiros” deste aeroporto.

Os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que asseguram o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores dos aeroportos, cumprem uma paralisação de 24 horas ao trabalho extraordinário.

Segundo informação prestada à Lusa por fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal, as operações aéreas dos aeroportos dos Açores, Funchal, Porto Santo e Faro estão “a decorrer normalmente”, mas em Lisboa há um “tempo de espera significativo” para as filas do controlo de segurança e há voos com atrasos até uma hora.

A mesma fonte indica que nos Açores, no Funchal, no Porto Santo e em Faro, “as operações estão a decorrer normalmente e sem qualquer constrangimento devido à greve”, um protesto que, segundo a ANA, está a ter impacto em Lisboa.

No aeroporto de Lisboa, “as filas para o controlo de segurança têm um tempo de espera significativo” e “há alguns voos com atraso entre meia e uma hora“, situação que “deverá manter-se pelo menos até à troca de turno” destes trabalhadores, o que acontece às 16:00.

Esta paralisação foi marcada após mais de nove meses de negociações entre o sindicato e a Associação das Empresas de Segurança para a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

Segundo os sindicatos que representam os trabalhadores da segurança nos aeroportos, a greve está a ter uma adesão de 80% em Lisboa e superior a 50% nos aeroportos de Faro e do Porto.

Fernando Henriques, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos,  disse recentemente à Lusa que “os trabalhadores destas duas empresas são responsáveis pela segurança de cerca de 40 milhões de passageiros que, por ano, passam pelos aeroportos portugueses”.

O mesmo sindicalista alertou que, “com as condições em que trabalham, mais tarde ou mais cedo”, podem existir “problemas graves”, considerando que “é altura de olhar com atenção para esta questão”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …