Raio-X e controlo de passageiros em greve. TAP pede que se chegue 4 horas antes

Steven Governo / Lusa

Funcionários de segurança privada dos aeroportos em greve

Funcionários de segurança privada dos aeroportos em greve

A TAP apelou aos passageiros para chegarem com maior antecedência aos aeroportos nacionais, recomendando, nos casos dos voos com partida de Lisboa, que se apresentem quatro horas antes do embarque. Os atrasos são devidos a greve dos trabalhadores de segurança.

Fonte oficial da TAP disse à Lusa que a companhia aérea está a alertar os passageiros com voos agendados para hoje para que se dirijam aos aeroportos com “uma antecedência superior à habitual” e que os viajantes que embarquem a partir do aeroporto de Lisboa cheguem quatro horas antes “tendo em conta o maior número de passageiros” deste aeroporto.

Os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que asseguram o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores dos aeroportos, cumprem uma paralisação de 24 horas ao trabalho extraordinário.

Segundo informação prestada à Lusa por fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal, as operações aéreas dos aeroportos dos Açores, Funchal, Porto Santo e Faro estão “a decorrer normalmente”, mas em Lisboa há um “tempo de espera significativo” para as filas do controlo de segurança e há voos com atrasos até uma hora.

A mesma fonte indica que nos Açores, no Funchal, no Porto Santo e em Faro, “as operações estão a decorrer normalmente e sem qualquer constrangimento devido à greve”, um protesto que, segundo a ANA, está a ter impacto em Lisboa.

No aeroporto de Lisboa, “as filas para o controlo de segurança têm um tempo de espera significativo” e “há alguns voos com atraso entre meia e uma hora“, situação que “deverá manter-se pelo menos até à troca de turno” destes trabalhadores, o que acontece às 16:00.

Esta paralisação foi marcada após mais de nove meses de negociações entre o sindicato e a Associação das Empresas de Segurança para a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

Segundo os sindicatos que representam os trabalhadores da segurança nos aeroportos, a greve está a ter uma adesão de 80% em Lisboa e superior a 50% nos aeroportos de Faro e do Porto.

Fernando Henriques, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos,  disse recentemente à Lusa que “os trabalhadores destas duas empresas são responsáveis pela segurança de cerca de 40 milhões de passageiros que, por ano, passam pelos aeroportos portugueses”.

O mesmo sindicalista alertou que, “com as condições em que trabalham, mais tarde ou mais cedo”, podem existir “problemas graves”, considerando que “é altura de olhar com atenção para esta questão”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …