Raffaela Weyman inalou acidentalmente o “narcótico alucinogénio mais assustador do mundo”. Era uma flor

Derek Harper / Wikimedia

Brugmansia suaveolens

Raffaela Weyman, uma cantora e compositora do Canadá, publicou um vídeo, no Tik Tok, no qual surge a cheirar, juntamente com uma amiga, o “odor delicioso” de uma grande flor amarela. Acidentalmente, as jovens acabaram por se drogar com o “narcótico alucinogénio mais assustador do mundo”. 

A cantora e compositora Raffaela Weyman divulgou um vídeo a inalar o odor de uma flor considerada exótica e cheia de substâncias alucinogénias.

A utilizadora do Tik Tok cheirou uma flor amarela, conhecida popularmente como Trombeta-de-Anjo (Brugmansia suaveolens). O que ela não sabia é que, segundo o IFL Science, estava a inalar uma substância potencialmente tóxica e mortal, dependendo das concentrações.

“A flor é supertóxica e nós drogamo-nos como idiotas”, escreveu.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by * * (@songsbyralph)

A Trombeta-de-Anjo é uma flor muito bonita e vistosa, tem um cheiro adocicado e é uma fonte de escopolamina, uma substância conhecida como Hálito do Diabo.

Brugmansia suaveolens é famosa pelas suas propriedades alucinogénias e sedativas. Quando usada sem o conhecimento necessário, pode causar estados de confusão mental e psicóticos.

No caso de Weyman, a quantidade inalada não foi suficiente para uma complicação mais grave.

Um artigo científico, publicado na Research, Society and Development, detalha que “a B. suaveolens já foi utilizada na sedação de vítimas de sacrifícios em certas cerimónias espirituais, além de ser um agente anestésico para uso tópico. Na atualidade, é cultivada nos jardins, como também pode ser inalada, ingerida como comida ou na forma de chá, ou administrada via enema”.

Por ser facilmente encontrada, pode representar um risco potencial para a saúde dos indivíduos.

Testes com infusões das flores demonstraram altas “concentrações de atropina e escopolamina, que inibem os recetores muscarínicos. Esta inibição é responsável pela toxicidade anticolinérgica, e causa febre, alucinações, confusão, delírio, entre outros sintomas”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …