Volta a Portugal arranca com camisola amarela português

Nuno Veiga / Lusa

Rafael Veiga, ciclista da equipa da W52/FC Porto, no Prólogo da 78ª Volta a Portugal em Bicicleta

Rafael Veiga, ciclista da equipa da W52/FC Porto, no Prólogo da 78ª Volta a Portugal em Bicicleta

O ciclista português Rafael Reis (W52-FC Porto) venceu esta quarta-feira o prólogo de abertura da Volta a Portugal em bicicleta e tornou-se no primeiro líder da 78ª edição da prova.

Rafael Reis precisou de 4.42,88 minutos para cumprir os 3,6 quilómetros do prólogo, que se disputou em Oliveira de Azeméis, menos 2,89 do que Joni Brandão (Efapel) e 3,12 do que José Gonçalves (Caja Rural).

Esta quinta-feira, corre-se a primeira etapa da Volta a Portugal, num circuito de 167,4 quilómetros, entre o Furadouro, em Ovar, e Braga, com os ciclistas a terem de passar por três contagens de montanha, duas das quais de segunda categoria, dentro dos 40 quilómetros finais.

O pelotão da principal corrida do calendário nacional vai partir junto à praia do Furadouro para os 167,4 quilómetros da tirada, que culmina com um circuito com duas passagens pelo Bom Jesus e pelo Sameiro, ambas com contagem de montanha de segunda categoria.

Um dia depois de o contrarrelogista natural de Palmela ter vencido pela quinta vez na sua especialidade e subido ao primeiro lugar da geral, os dragões tentam defender a sua liderança, presa por três segundos sobre Jóni Brandão (Efapel) e quatro sobre José Gonçalves (Caja Rural) e Daniel Mestre (Efapel).

Além das subidas bracarenses, a cerca de 24 e oito quilómetros da meta, o pelotão, que começa a pedalar às 12h50, terá apenas de subir em Jovim, no concelho de Gondomar, onde está instalada outro prémio de montanha, de segunda categoria, quando estiverem percorridos 57,2 quilómetros.

Pouco depois, vão disputar a primeira das três metas volantes, em Sobrado (75,2), seguindo-se os ‘sprints’ intermédios de Santo Tirso (103,3) e Braga (137,9), já depois da primeira passagem pela meta, onde a chegada final ocorrerá previsivelmente às 17:22.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …

Lisboa está entre as cem cidades com os melhores hospitais do mundo

Lisboa figura na lista das cidades com os melhores hospitais do mundo segundo o estudo "Best Hospital Cities Ranking 2019", realizado pela primeira vez pela tecnológica da área da saúde Medbelle, uma startup baseada em …