O famoso radiotelescópio de Arecibo vai ser desmantelado

David Broad / Wikimedia

Observatório Arecibo, em Porto Rico

O famoso radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, está sob risco de colapso, depois dos danos sofridos nos últimos meses. A agência responsável pelo observatório decidiu que a melhor solução é o desmantelamento.

A Fundação Nacional da Ciência (NSF) anunciou, esta quinta-feira, que o emblemático Observatório de Arecibo, em Porto Rico, vai ser desativado, uma vez que os danos sofridos nos últimos meses tornaram o processo de reparação demasiado perigoso, avança o site Live Science.

Em agosto, o radiotelescópio ficou com um enorme buraco, com cerca de 30 metros de comprimento, depois de um cabo auxiliar ter rompido, caído e batido na estrutura. Entretanto, em novembro, a rutura de um segundo cabo complicou ainda mais a situação.

Numa conferência de imprensa, realizada esta quinta-feira, Sean Jones, diretor assistente da Direção de Ciências Matemáticas e Físicas da NSF, explicou que “o objetivo era encontrar uma forma de preservar o telescópio sem colocar a segurança de ninguém em risco.”

“No entanto, depois de termos recebido e analisado as avaliações de engenharia, não encontrámos nenhum caminho a seguir que nos permitisse fazê-lo com segurança. E sabemos que atrasar a tomada de decisões só deixa toda a instalação sob risco de colapso, colocando desnecessariamente em risco as pessoas e as outras instalações”, declarou.

“Atualmente, o telescópio corre sérios riscos de um colapso inesperado e descontrolado. De acordo com as avaliações de engenharia, até mesmo tentativas de estabilizar ou testar os cabos podem resultar na aceleração desta falha catastrófica. Os engenheiros não conseguem dizer-nos a margem de segurança da estrutura, mas informaram à NSF que entraria em colapso por conta própria num futuro próximo”, disse, por sua vez, Ralph Gaume, diretor da Divisão de Ciências Astronómicas da NSF.

Guame acrescentou que a agência irá trabalhar com os cientistas que planeavam usar o radiotelescópio e outras das suas instalações para realocar estes projetos de pesquisa sempre que possível. “Parte da ciência do Arecibo será transferida, outra parte não”, disse.

Segundo o mesmo site, os responsáveis também adiantaram que, se for possível desmantelar o radiotelescópio de forma controlada, outros elementos – como o centro de visitantes, um instrumento de ciência atmosférica neste local e uma segunda ferramenta atmosférica na ilha vizinha de Culebra – poderão manter-se.

Construído em 1963, este já foi o maior telescópio do mundo, com um diâmetro de 305 metros, e manteve esse estatuto durante 53 anos, até ser ultrapassado pelo Radiotelescópio Esférico com 500 Metros de Abertura (FAST) da China.

O Arecibo alcançou dezenas de marcos astronómicos, tendo observado e registado novas medições científicas de exoplanetas, asteroides, pulsares, emissões de rádio e moléculas em galáxias distantes. Além disso, um dos seus principais propósitos também tem sido a busca por vida extraterrestre, através do projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence).

Na mesma conferência de imprensa, os responsáveis enfatizaram que não estão a desativar o Observatório de Arecibo como um todo e que pretendem assegurar o seu futuro, pois reconhecem a sua importância em Porto Rico.

“Estamos a discutir o desmantelamento de uma estrutura feita de aço e cabos, quando, na verdade, são as pessoas que têm as ideias. Foi a ideia da descoberta que deu início à sua construção, é a paixão das pessoas que trabalham nele e a vontade de continuar a explorar e a aprender que fazem o verdadeiro coração e alma de Arecibo. Não é o telescópio que é o coração e a alma deste projeto, são as pessoas”, destacou Ashley Zauderer, uma das diretoras do programa do observatório na NSF.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …