O famoso radiotelescópio de Arecibo vai ser desmantelado

David Broad / Wikimedia

Observatório Arecibo, em Porto Rico

O famoso radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, está sob risco de colapso, depois dos danos sofridos nos últimos meses. A agência responsável pelo observatório decidiu que a melhor solução é o desmantelamento.

A Fundação Nacional da Ciência (NSF) anunciou, esta quinta-feira, que o emblemático Observatório de Arecibo, em Porto Rico, vai ser desativado, uma vez que os danos sofridos nos últimos meses tornaram o processo de reparação demasiado perigoso, avança o site Live Science.

Em agosto, o radiotelescópio ficou com um enorme buraco, com cerca de 30 metros de comprimento, depois de um cabo auxiliar ter rompido, caído e batido na estrutura. Entretanto, em novembro, a rutura de um segundo cabo complicou ainda mais a situação.

Numa conferência de imprensa, realizada esta quinta-feira, Sean Jones, diretor assistente da Direção de Ciências Matemáticas e Físicas da NSF, explicou que “o objetivo era encontrar uma forma de preservar o telescópio sem colocar a segurança de ninguém em risco.”

“No entanto, depois de termos recebido e analisado as avaliações de engenharia, não encontrámos nenhum caminho a seguir que nos permitisse fazê-lo com segurança. E sabemos que atrasar a tomada de decisões só deixa toda a instalação sob risco de colapso, colocando desnecessariamente em risco as pessoas e as outras instalações”, declarou.

“Atualmente, o telescópio corre sérios riscos de um colapso inesperado e descontrolado. De acordo com as avaliações de engenharia, até mesmo tentativas de estabilizar ou testar os cabos podem resultar na aceleração desta falha catastrófica. Os engenheiros não conseguem dizer-nos a margem de segurança da estrutura, mas informaram à NSF que entraria em colapso por conta própria num futuro próximo”, disse, por sua vez, Ralph Gaume, diretor da Divisão de Ciências Astronómicas da NSF.

Guame acrescentou que a agência irá trabalhar com os cientistas que planeavam usar o radiotelescópio e outras das suas instalações para realocar estes projetos de pesquisa sempre que possível. “Parte da ciência do Arecibo será transferida, outra parte não”, disse.

Segundo o mesmo site, os responsáveis também adiantaram que, se for possível desmantelar o radiotelescópio de forma controlada, outros elementos – como o centro de visitantes, um instrumento de ciência atmosférica neste local e uma segunda ferramenta atmosférica na ilha vizinha de Culebra – poderão manter-se.

Construído em 1963, este já foi o maior telescópio do mundo, com um diâmetro de 305 metros, e manteve esse estatuto durante 53 anos, até ser ultrapassado pelo Radiotelescópio Esférico com 500 Metros de Abertura (FAST) da China.

O Arecibo alcançou dezenas de marcos astronómicos, tendo observado e registado novas medições científicas de exoplanetas, asteroides, pulsares, emissões de rádio e moléculas em galáxias distantes. Além disso, um dos seus principais propósitos também tem sido a busca por vida extraterrestre, através do projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence).

Na mesma conferência de imprensa, os responsáveis enfatizaram que não estão a desativar o Observatório de Arecibo como um todo e que pretendem assegurar o seu futuro, pois reconhecem a sua importância em Porto Rico.

“Estamos a discutir o desmantelamento de uma estrutura feita de aço e cabos, quando, na verdade, são as pessoas que têm as ideias. Foi a ideia da descoberta que deu início à sua construção, é a paixão das pessoas que trabalham nele e a vontade de continuar a explorar e a aprender que fazem o verdadeiro coração e alma de Arecibo. Não é o telescópio que é o coração e a alma deste projeto, são as pessoas”, destacou Ashley Zauderer, uma das diretoras do programa do observatório na NSF.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …