O radiotelescópio caçador de extraterrestres voltou a sofrer danos

University of Central Florida

A rutura de um segundo cabo, na última sexta-feira, complicou ainda mais a situação no Observatório de Arecibo, em Porto Rico.

Pela segunda vez em poucos meses, o Observatório de Arecibo, em Porto Rico, sofreu novos danos, pondo em causa aquele que é um dos maiores e mais poderosos radiotelescópios do mundo, avança o site Science Alert.

Em agosto deste ano, o radiotelescópio ficou com um enorme buraco, com cerca de 30 metros de comprimento, depois de um cabo auxiliar ter rompido, caído e batido na estrutura.

Nos meses que se seguiram, engenheiros e trabalhadores do observatório começaram as preparações para uma reparação complexa, com o início das obras programado para esta semana. Infelizmente, na última sexta-feira, a rutura de um segundo cabo complicou ainda mais a situação.

De acordo com a Universidade da Flórida Central (UCF), que opera o observatório em nome da Fundação Nacional da Ciência (NSF), o segundo incidente parece ter relação com o primeiro. Os dois cabos estavam conectados à mesma torre de suporte, logo, é possível que a segunda rutura tenha sido desencadeada por tensão adicional provocada pela primeira.

Segundo o mesmo site, a UCF está a agilizar o plano de reparação, com o objetivo de reduzir a tensão nos restantes cabos o mais depressa possível. Dois novos cabos também já estão a caminho do observatório, sendo que a equipa continuará a avaliar a estrutura enquanto espera pela chegada destas peças.

O que torna todo o projeto de reparação ainda mais desafiante é a idade do Arecibo. Construído em 1963, este era o maior telescópio do mundo, com um diâmetro de 305 metros, e manteve esse estatuto durante 53 anos, até ser ultrapassado pelo Radiotelescópio Esférico com 500 Metros de Abertura (FAST) da China.

O Arecibo já alcançou dezenas de marcos astronómicos, tendo observado e registado novas medições científicas de exoplanetas, asteroides, pulsares, emissões de rádio e moléculas em galáxias distantes. Além disso, um dos seus principais propósitos também tem sido a busca por vida extraterrestre, através do projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence).

Para além da sua idade avançada, este radiotelescópio sofreu alguns danos quando o furacão Maria atingiu Porto Rico, em 2017. Também já esteve em risco de fechar várias vezes por falta de financiamento.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …