Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

University of Central Florida

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado são desconhecidos.

A University of Central Florida, uma das operadoras da Arecibo, anunciou os danos no seu site. “Um dos cabos auxiliares que ajuda a apoiar uma plataforma de metal acima do Observatório de Arecibo em Porto Rico partiu-se na segunda-feira (10 de agosto), causando um corte de 30 metros de comprimento no prato refletor do telescópio”, lê-se no comunicado.

“Temos uma equipa de especialistas a avaliar a situação”, disse Francisco Cordova, diretor do observatório. “O nosso foco é garantir a segurança da nossa equipa, protegendo as instalações e equipamentos e restaurando as instalações para operações completas o mais rapidamente possível, para que possa continuar a ajudar os cientistas em todo o mundo”.

Quando construído em 1963, Arecibo era o maior telescópio do mundo, com um diâmetro de 305 metros, e manteve esse estatuto durante 53 anos até ser ultrapassado pelo Telescópio Esférico de Abertura de Quinhentos metros da China.

Para muitos efeitos, grupos de telescópios mais pequenos e muito mais flexíveis superam o desempenho de Arecibo dramaticamente, mas ainda alguns objetivoss para os quais poucos outros telescópios se podem igualar.

Um dos principais usos do Arecibo tem sido na busca por vida extraterrestre. Os dados analisados ​​pela Search for Extraterrestrial Intelligence [email protected] são recolhidos pelo Arecibo. O radiotelescópio também é usado para traçar as órbitas de objetos potencialmente perigosos, tornando-nos parcialmente cegos a esses perigos enquanto está em baixo.

Mas na realidade, possivelmente a manutenção do telescópio já não está dentro dos padrões exigidos para um instrumento com 60 anos.

O Arecibo sofreu alguns danos quando o furacão Maria atingiu Porto Rico em 2017. No entanto, em comparação com a devastação em toda a ilha, a perda temporária de uma linha de alimentação e 0,1% dos seus painéis de alumínio foi apenas um ferimento superficial e as operações do telescópio quase não foram afetadas.

Ainda não se sabe quanto custará e quado estará pronta a reparação do radiotelescópio. O observatório esteve a ponto de fechar várias vezes por falta de financiamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …