Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

University of Central Florida

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado são desconhecidos.

A University of Central Florida, uma das operadoras da Arecibo, anunciou os danos no seu site. “Um dos cabos auxiliares que ajuda a apoiar uma plataforma de metal acima do Observatório de Arecibo em Porto Rico partiu-se na segunda-feira (10 de agosto), causando um corte de 30 metros de comprimento no prato refletor do telescópio”, lê-se no comunicado.

“Temos uma equipa de especialistas a avaliar a situação”, disse Francisco Cordova, diretor do observatório. “O nosso foco é garantir a segurança da nossa equipa, protegendo as instalações e equipamentos e restaurando as instalações para operações completas o mais rapidamente possível, para que possa continuar a ajudar os cientistas em todo o mundo”.

Quando construído em 1963, Arecibo era o maior telescópio do mundo, com um diâmetro de 305 metros, e manteve esse estatuto durante 53 anos até ser ultrapassado pelo Telescópio Esférico de Abertura de Quinhentos metros da China.

Para muitos efeitos, grupos de telescópios mais pequenos e muito mais flexíveis superam o desempenho de Arecibo dramaticamente, mas ainda alguns objetivoss para os quais poucos outros telescópios se podem igualar.

Um dos principais usos do Arecibo tem sido na busca por vida extraterrestre. Os dados analisados ​​pela Search for Extraterrestrial Intelligence SETI@home são recolhidos pelo Arecibo. O radiotelescópio também é usado para traçar as órbitas de objetos potencialmente perigosos, tornando-nos parcialmente cegos a esses perigos enquanto está em baixo.

Mas na realidade, possivelmente a manutenção do telescópio já não está dentro dos padrões exigidos para um instrumento com 60 anos.

O Arecibo sofreu alguns danos quando o furacão Maria atingiu Porto Rico em 2017. No entanto, em comparação com a devastação em toda a ilha, a perda temporária de uma linha de alimentação e 0,1% dos seus painéis de alumínio foi apenas um ferimento superficial e as operações do telescópio quase não foram afetadas.

Ainda não se sabe quanto custará e quado estará pronta a reparação do radiotelescópio. O observatório esteve a ponto de fechar várias vezes por falta de financiamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

TAP quer limitar direito à greve e menos férias. Sindicatos indignados

Vários sindicatos que receberam a proposta da TAP para um acordo de emergência a vigorar até ao final de 2024 estão indignados com várias das medidas previstas no documento. Segundo a rádio TSF, que teve acesso …

Ministro do Ambiente ouvido no parlamento sobre venda de seis barragens da EDP

O ministro do Ambiente é esta terça-feira ouvido no parlamento, a propósito da venda de seis barragens da EDP, situadas na bacia hidrográfica do Douro, a um consórcio liderado pela Engie, por 2,2 mil milhões …

Boris Johnson diz que "não existem respostas fáceis" para elevada mortalidade no país

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta quarta-feira que "não existem respostas fáceis" para o facto de o Reino Unido ser o país na Europa com mais mortes atribuídas a covid-19, ao ultrapassar a barreira …

Biden põe termo a contratos com as prisões privadas

A conselheira em política interna do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Susan Rice, informou que Joe Biden iria assinar na terça-feira um decreto para pôr termo à utilização das prisões privadas do país no sistema carcerário …

Rodrigues dos Santos quer dar a mão ao PSD para derrotar Medina em Lisboa

Francisco Rodrigues dos Santos considera que uma coligação PSD/CDS-PP nas eleições autárquicas é a “única hipótese” para derrotar o atual presidente da Câmara de Lisboa, o socialista Fernando Medina, mas recusa adiantar quem poderá ser …

Patrões não podem recusar apoio nem faltas justificadas aos pais

Especialistas destacam que as entidades empregadoras não podem opor-se às faltas justificadas de pais que fiquem em casa para tomar conta dos filhos, nem recusar-se a prestar o apoio excecional à família. Com o encerramento das …

Voos e 2 mil libras. Reino Unido oferece incentivos a cidadãos da UE que queiram abandonar o país

O Governo britânico está a oferecer incentivos financeiros para os cidadãos da União Europeia (UE) deixarem o Reino Unido, meses antes do prazo para solicitar o estatuto de residente permanente De acordo com o jornal britânico …

Novo máximo diário de mortes por covid-19. Há mais 15.073 novos casos e 293 óbitos

Portugal registou esta quarta-feira 15.073 novos casos de infeção por covid-19 e mais 293 mortes, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

Três sismos abalaram a cidade de Granada na passada noite. Pedro Sánchez pede "calma"

Mais de meio milhão de pessoas que vivem em Granada, sul de Espanha, despertaram hoje inquietas depois do sobressalto causado durante a noite por três sismos de magnitude superior a quatro graus seguidos de 30 …

Isabel dos Santos vai ter mesmo de pagar 339,4 milhões de dólares à Sonangol

O Tribunal de Recurso de Paris decidiu, esta terça-feira, a favor da PT Ventures (Sonangol), no âmbito do processo de anulação interposto pela Vidatel, da empresária angolana, que terá de pagar 339,4 milhões de dólares. Em …