A partir de 2021, vai haver nas estradas portuguesas radares que medem a velocidade média entre dois pontos de um determinado trajeto, segundo avança o Jornal de Notícias esta sexta-feira.
De acordo com o diário, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai avançar com a compra de 30 radares, sendo que 10 deles vão ter a particularidade de medir, não só a velocidade a que os condutores vão quando passam pelo aparelho, mas também a velocidade média a que os veículos percorreram um determinado trajeto.
Em declarações ao JN, Rui Ribeiro, presidente da ANSR, disse que os primeiros podem estar em funcionamento em 2021, embora o processo de aquisição implique um concurso internacional que ainda não está fechado.
A ANSR explicou ao jornal que se tratam de 10 radares, que se irão juntar aos atuais 40 radares de medição instantânea que existem atualmente nas estradas, e que serão colocados em 20 locais diferentes.
Dez radares estarão permanentemente ativos e outros dez em stand by.
Assim, os condutores serão informados da aproximação de uma zona de velocidade controlada mas não saberão ao certo se o radar está ativo ou não. Se estiver ativo, o radar anotará a velocidade a que o veículo entrou no troço e, depois, a velocidade a que ia quando saiu do troço. Se percorreu a distância em menos tempo do que o mínimo necessário para cumprir o limite de velocidade, considera-se que ultrapassou o limite de velocidade permitido por lei e inicia-se o processo de coima.
Estes radares vão conseguir medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si.
Segundo os peritos em segurança na estrada, este tipo de radares é o instrumento mais eficaz contra o excesso de velocidade.