/

Racismo pode vir a custar perda de pontos ou descida de divisão

Marcello Casal Jr. / ABr

O Presidente da FIFA, Joseph Blatter

O Presidente da FIFA, Joseph Blatter

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, defendeu esta segunda-feira, em visita aos Camarões, a perda de pontos ou despromoção a divisões inferiores para as equipas cujos adeptos tenham atitudes racistas nos estádios de futebol.

Para o patrão da FIFA, as soluções experimentadas – interdição dos estádios aos clubes a que pertencem os adeptos responsáveis por atitudes racistas – não são eficazes: “Não se podem fechar os recintos. É preciso tirar pontos ou despromover as equipas”.

Tais punições, segundo Blatter, já foram apresentadas no ano passado num congresso da FIFA realizado nas Ilhas Maurícias, justificando-os da seguinte forma: “da primeira vez que, no contexto de uma competição, uma comissão disciplinar tiver a coragem de tirar pontos ou despromover uma equipa, termina o racismo no futebol”.

Durante a inauguração de um centro desportivo na cidade de Mbankomo, Blatter disse estar farto da persistência dos actos racistas nos estádios de futebol e denunciou a eficácia das medidas aplicadas até hoje.

“Sinto-me sensibilizado pelos casos e só não estou triste porque cheguei ao ponto de estar zangado”, disse o dirigente do organismo que gere o futebol à escala mundial, que admite falhas na implementação de medidas anti-racistas nos estádios.

As declarações de Blatter surgem após novo episódio de racismo no campeonato espanhol, na jornada do fim de semana, quando o senegalês Pape Diop, médio do Levante, foi agredido verbalmente com imitações de macacos pelos adeptos do Atlético de Madrid, uma semana depois do caso da banana atirada a Dani Alves, do FC Barcelona.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.