Racismo pode vir a custar perda de pontos ou descida de divisão

Marcello Casal Jr. / ABr

O Presidente da FIFA, Joseph Blatter

O Presidente da FIFA, Joseph Blatter

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, defendeu esta segunda-feira, em visita aos Camarões, a perda de pontos ou despromoção a divisões inferiores para as equipas cujos adeptos tenham atitudes racistas nos estádios de futebol.

Para o patrão da FIFA, as soluções experimentadas – interdição dos estádios aos clubes a que pertencem os adeptos responsáveis por atitudes racistas – não são eficazes: “Não se podem fechar os recintos. É preciso tirar pontos ou despromover as equipas”.

Tais punições, segundo Blatter, já foram apresentadas no ano passado num congresso da FIFA realizado nas Ilhas Maurícias, justificando-os da seguinte forma: “da primeira vez que, no contexto de uma competição, uma comissão disciplinar tiver a coragem de tirar pontos ou despromover uma equipa, termina o racismo no futebol”.

Durante a inauguração de um centro desportivo na cidade de Mbankomo, Blatter disse estar farto da persistência dos actos racistas nos estádios de futebol e denunciou a eficácia das medidas aplicadas até hoje.

“Sinto-me sensibilizado pelos casos e só não estou triste porque cheguei ao ponto de estar zangado”, disse o dirigente do organismo que gere o futebol à escala mundial, que admite falhas na implementação de medidas anti-racistas nos estádios.

As declarações de Blatter surgem após novo episódio de racismo no campeonato espanhol, na jornada do fim de semana, quando o senegalês Pape Diop, médio do Levante, foi agredido verbalmente com imitações de macacos pelos adeptos do Atlético de Madrid, uma semana depois do caso da banana atirada a Dani Alves, do FC Barcelona.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …