Quota da sardinha já está no limite, apenas duas organizações ainda podem pescar

A quota de 13 mil toneladas de sardinha disponibilizada aos pescadores portugueses em 2015 está praticamente esgotada, mas ainda há cinco organizações de pesca que não chegaram ao limite, disse à Lusa fonte do Ministério do Mar.

Para permitir gastar as 155 toneladas de sardinha ainda disponíveis, o Governo decidiu publicar um despacho que prolonga a pesca até 31 de dezembro, aumentando igualmente os limites diários de captura.

“Como se trata de sardinha mais magra é direcionada para a indústria. Decidimos aumentar os volumes para aproveitar toda a quota disponível”, adiantou a mesma fonte, precisando que as organizações de pesca que ainda estão autorizadas a pescar sardinha são a Sesibal (Setúbal) e a Artesanal Pesca (Sesimbra).

O limite de descargas de sardinha capturada com arte de cerco na costa portuguesa foi fixado em quatro mil toneladas até ao final de maio de 2015 e em mais nove mil toneladas para o período de junho a outubro de 2015, num total de 13 mil toneladas.

A quota de sardinha para 2016 ainda não está definida, mas o Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES, na sigla inglesa) recomendou que os totais admissíveis de capturas (TAC) da sardinha em águas ibéricas se limitem às 1.587 toneladas em 2016, cerca de um décimo do valor autorizado para este ano.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.