/

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

1

(cv) YouTube

Psicólogo Quintino Aires no programa Você na TV da TVI

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d’Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue.

O psicólogo Quintino Aires foi afastado do reality show Big Brother, da TVI, depois de ter feito comentários sobre a doação de sangue de homossexuais durante a emissão na terça-feira à noite.

O tema foi levantado pelo concorrente Bruno Gomes d’Almeida, que foi impedido de doar sangue devido à sua orientação sexual, e cujo caso ajudou a que a questão fosse levada até à Assembleia da República.

Quintino Aires criticou o concorrente e afirmou que a norma da Direcção-Geral da Saúde que impedia que os homossexuais doassem sangue existia “porque os homossexuais eram muito mais promíscuos e continuam a querer mostrar a sua promiscuidade naquela vergonhosa “marcha da vergonha””, disse, referindo-se aos desfiles de Orgulho Gay.

“Quando se faz a marcha, vão, na sua grande maioria, meios nus a lamberem-se todos. A seguir, aumenta o número de infecções e as instituições preparam-se para isso. Quem não quer ser lobo, que não lhe vista a pele. Porque o facto de eu ser homo orientado… Eu não tenho nenhum orgulho porque não tenho nada de superior”, continuou o psicólogo.

O comentador disse que a medida da DGS era “fundamental para salvar vidas”. “Agora, quem tem sexo com muita gente, pode dar sangue ao fim de três meses quando antes era preciso esperar seis. Preferia que se esperasse um ano. O serviço de sangue tem muito cuidado, mas vai aumentar o risco de precisarmos de uma transfusão“, disse, apesar de não ter provas para fundamentar os argumentos.

Quintino Aires apelida a recente mudança nas normas como “uma irresponsabilidade enorme”. “Quando aparece uma bicha desocupada a achar-se o herói da rotunda e que veio acabar com a discriminação contra a homossexualidade… não foi isso que veio fazer”, concluiu.

Numa nota oficial, a TVI diz não se rever “nos comentários de Quintino Aires”. “Perante o discurso proferido ontem [na noite de terça-feira, 14 de setembro], no ‘BB Extra’ pelo comentador Quintino Aires, a TVI afirma que não se revê neste tipo de comentários. Esta é uma opinião do comentador e a TVI refuta qualquer comportamento ou atitude homofóbica, xenófoba ou sexista”, diz o canal.

“O Big Brother é um formato que visa os valores humanos, com impacto significativo na sociedade, tratando de diversos temas, atividades e pessoas com respeito, seriedade e dignidade. O programa defende causas e elimina tabus, apostando na diversidade e multiculturalidade que são plenamente respeitadas e celebrada”, lê-se no comunicado.

Adriana Peixoto, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.