Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

(cv) YouTube

Psicólogo Quintino Aires no programa Você na TV da TVI

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d’Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue.

O psicólogo Quintino Aires foi afastado do reality show Big Brother, da TVI, depois de ter feito comentários sobre a doação de sangue de homossexuais durante a emissão na terça-feira à noite.

O tema foi levantado pelo concorrente Bruno Gomes d’Almeida, que foi impedido de doar sangue devido à sua orientação sexual, e cujo caso ajudou a que a questão fosse levada até à Assembleia da República.

Quintino Aires criticou o concorrente e afirmou que a norma da Direcção-Geral da Saúde que impedia que os homossexuais doassem sangue existia “porque os homossexuais eram muito mais promíscuos e continuam a querer mostrar a sua promiscuidade naquela vergonhosa “marcha da vergonha””, disse, referindo-se aos desfiles de Orgulho Gay.

“Quando se faz a marcha, vão, na sua grande maioria, meios nus a lamberem-se todos. A seguir, aumenta o número de infecções e as instituições preparam-se para isso. Quem não quer ser lobo, que não lhe vista a pele. Porque o facto de eu ser homo orientado… Eu não tenho nenhum orgulho porque não tenho nada de superior”, continuou o psicólogo.

O comentador disse que a medida da DGS era “fundamental para salvar vidas”. “Agora, quem tem sexo com muita gente, pode dar sangue ao fim de três meses quando antes era preciso esperar seis. Preferia que se esperasse um ano. O serviço de sangue tem muito cuidado, mas vai aumentar o risco de precisarmos de uma transfusão“, disse, apesar de não ter provas para fundamentar os argumentos.

Quintino Aires apelida a recente mudança nas normas como “uma irresponsabilidade enorme”. “Quando aparece uma bicha desocupada a achar-se o herói da rotunda e que veio acabar com a discriminação contra a homossexualidade… não foi isso que veio fazer”, concluiu.

Numa nota oficial, a TVI diz não se rever “nos comentários de Quintino Aires”. “Perante o discurso proferido ontem [na noite de terça-feira, 14 de setembro], no ‘BB Extra’ pelo comentador Quintino Aires, a TVI afirma que não se revê neste tipo de comentários. Esta é uma opinião do comentador e a TVI refuta qualquer comportamento ou atitude homofóbica, xenófoba ou sexista”, diz o canal.

“O Big Brother é um formato que visa os valores humanos, com impacto significativo na sociedade, tratando de diversos temas, atividades e pessoas com respeito, seriedade e dignidade. O programa defende causas e elimina tabus, apostando na diversidade e multiculturalidade que são plenamente respeitadas e celebrada”, lê-se no comunicado.

  Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Salários entre 3500 e 6500 euros são os mais beneficiados com novos escalões do IRS

As alterações nos escalões de IRS vão beneficiar mais de um milhão e meio de famílias, segundo estimativas do Governo. Mas quem mais vai poupar são as classes média e média-alta, em especial quem ganhar …

O "toma lá, dá cá" à Esquerda promete continuar. Mas até onde está o Governo disposto a ceder para aprovar o OE?

Bloco de Esquerda e Partido Comunista anunciaram ontem, após a entrega e apresentação do Orçamento do Estado para 2022, que votarão contra a aprovação do documento caso, nas próximas semanas, não lhe sejam incorporadas alterações …

Mundial 2022: violência nas bancadas (e não só) em Inglaterra e na Albânia

Em jogos do mesmo grupo, o empate entre Inglaterra e Ucrânia e a vitória da Polónia na Albânia não tiveram acção apenas no relvado. Nove anos depois, a Inglaterra não ganhou em casa, num jogo de …

Leão diz que OE prevê uma redução de impostos (e garante que Pedro Nuno não é uma "pedra no sapato")

O ministro das Finanças esteve na TVI, esta terça-feira, tendo abordado várias questões sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), apresentado no mesmo dia aos portugueses. Inicialmente questionado sobre os impostos atualizados à …

Não foi só Cristiano: 12 números interessantes do Portugal-Luxemburgo

Goleada portuguesa contra uma selecção que tem dado trabalho aos adversários. Cristiano, Rui Patrício e João Palhinha são três dos nomes em destaque na análise ao jogo. Portugal transformou um jogo que poderia ser complicado numa …

"O luto de uma vida não cabe em 5 dias". PS quer aumentar faltas justificadas de pais que perdem filho

O PS entregou esta terça-feira no parlamento um projeto para estender o período de luto parental dos atuais cinco para 20 dias, considerando esta mudança da legislação laboral essencial perante casos em que há perda …

Há cinco jogos sem vencer, Palmeiras cai do pódio. Abel culpa calendário "desumano"

O Palmeiras volta a não conseguir vencer para o Brasileirão e caiu do pódio. Com quatro jogos nos últimos dez dias, Abel Ferreira criticou o calendário "desumano". Na passada madrugada, o Palmeiras visitou o terreno do …

Abbott desafia Biden. Governador do Texas proíbe empresas de exigirem vacinação aos funcionários

A decisão surge numa altura em que vários estados estão a desafiar legalmente o plano de vacinação de Biden. Apenas 66% dos americanos elegíveis para se vacinarem o fizeram. O governador Republicado no Texas, Greg Abbott, …

Sem apoios e com despesas a subir, empresas estão à beira do precipício

Adivinham-se dificuldades para uma grande parte das pequenas e médias empresas portuguesas, com um Orçamento que poucos apoios prevê para elas. Se o Orçamento do Estado para 2021 — motivado pela crise pandémica que tinha acabado …

Barcelona aperta o cinto e quer contratar a "custo zero" em janeiro

O mercado de inverno vai ter de ser de contenção para o Barcelona, que precisa de reforçar a equipa. A solução passará por jogadores a "custo zero". O FC Barcelona não vive os seus melhores dias, …