“Toque de Midas” científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Philip E. Mason

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano.

Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal dourado e brilhante durante alguns segundos. O estudo foi publicado na Nature a 28 de Julho.

A água purificada é um isolante quase perfeito. Apesar de a água encontrada na natureza conduzir electricidade, isso deve-se às impurezas que se dissolvem em iões que permitem que uma corrente circule. Já a água purificada tem apenas moléculas de água e só fica “metalizada” em pressões tão altas que esmaguem os átomos juntos até que estes comecem a partilhar os electrões externos.

Essa pressão seria impossível de recriar num laboratório, já que seriam necessárias 15 milhões de atmosferas de pressão, cerca de 220 milhões psi, segundo Pavel Jungwirth, um físico-químico na Academia Checa de Ciências e líder do estudo. Por esta razão, os geofísicos acham que os centros de planetas como Neptuno ou Urano podem ter água num estado metálico e que o hidrogénio metálico de alta pressão pode ser um super-condutor.

Já que os cientistas não tinham 15 milhões de atmosferas à mão para poderem pôr a hipótese à prova, tiveram de procurar soluções alternativas. Colocar água purificada em contacto com um metal alcalino – neste caso, uma liga de sódio e potássio – acabou por ser a resposta que os investigadores procuravam.

Os metais alcalinos têm apenas um electrão de valência e costumam “doar” este electrão a outros átomos quando formam ligações químicas, já que a “perda” desse electrão torna o metal mais estável.

Estes metais podem explodir quando entram em contacto com água, mas a equipa já tinha estudado estas reacções e mediu o timing crucial para evitar uma explosão, de acordo com a Cosmos Magazine. Em 2015, os investigadores precisaram de uma varanda no Instituto porque não tiveram acesso a um laboratório. “Isso deixou toda a gente zangada. Nós pedimos: podemos ter a varanda para fazer explosões?“, recorda Jungwirth à Nature.

Felizmente, para esta experiência, não foram precisas nenhumas varandas prontas para explodir. Os cientistas colocaram uma seringa com sódio e potássio numa câmara de vácuo e espremeram pequenas gotas dos metais, que estavam líquidos à temperatura ambiente, e depois expuseram essas gotas a uma pequena quantidade de vapor de água.

A água criou um filme de 0,1 micrómetros na superfície das gotas de metal e os electrões dos metais começaram a juntar-se à água imediatamente. Isto acabou por dar um brilho dourado à água e tornou-a uma condutora eléctrica durante alguns segundos – tal como acontece quando a água purificada é exposta a grandes pressões.

“O nosso estudo não só mostrou que a água metálica pode realmente ser produzida na Terra, como também caracteriza as propriedades espectroscópicas associadas ao seu lindo brilho dourado metálico. Podemos ver a transição para água metálica a olho nu“, afirmou o co-autor Robert Seidel, da Universidade de Berlim, num comunicado.

Já Pavel Jungwirth descreve a experiência como “incrível” à Nature e uma lembrança de que a ciência pode ser divertida, nesta que foi uma pausa do seu trabalho diário de fazer simulações num computador. “Foi como se tivéssemos descoberto um novo elemento. Não é algo que dá dinheiro, mas é algo que podemos fazer aos fins-de-semana”, revela.

Para além de dar um melhor conhecimento sobre a fase de transição da água para metal aqui na Terra, esta descoberta pode também ser importante para estudar as condições de altas pressões noutros planetas.

AP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando a água dissolve “impurezas”, passam a existir iões com grande liberdade de movimentos e não eletrões livres, algo muito distinto do conceito de eletrões livres.
    O conceito de eletrões livres aplica-se aos metais e não à agua, no contexto a que se referem na 2ª frase do 3º paragrafo.
    Sugiro que alterem a expressão “eletrões livres” por iões.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …