“Questão de segurança nacional”. Mais de 70 cadetes de West Point acusados de copiar em exame

Mais de 70 cadetes de West Point , a principal e mais prestigiada academia militar dos Estados Unidos, foram acusados de copiar num exame de cálculo realizado online em maio passado devido à pandemia de covid-19.

O porta-voz da academia militar norte-americana, o tenente-coronel Christopher Ophardt, disse, na passada segunda-feira, que 73 alunos foram acusados de copiar num exame depois de os instrutores terem notado irregularidades nas respostas.

De acordo com o portal NPR, todos cometeram os mesmos erros, levantando suspeitas.

Todos os acusados, à exceção de um, eram caloiros numa turma de 1.200 alunos.

O outro estava inscrito no segundo ano, detalha a agência noticiosa AP.

“O código de honra de West Point e o programa de desenvolvimento de caráter permanecem fortes, apesar da aprendizagem remota e dos desafios provocados pela pandemia (…) Os cadetes estão a ser responsabilizados por quebrar o código [da academia militar]”, disse Christopher Ophardt, citado pela agência noticiosa.

Os cadetes da academia de West Point comprometem-se a obedecer a um código de honra rigoroso em troca de aulas gratuitas que os podem tornar nos melhores líderes militares a nível nacional – cada aluno custa, anualmente, cerca de 10.000 dólares à instituição.

Um cadete não mentirá, não fará batota, não roubará ou tolerará aqueles que o fazem”, pode ler-se no código que tem apenas uma dúzia de palavras.

Ao portal NPR, Tim Bakken, académico que leciona Direito em West Point há duas décadas, refere que este é o pior escândalo académico desde os anos 1970.

No seu entender, em causa está uma “questão de segurança nacional”, uma vez que os oficiais de alta patente, que muitas vezes saem desta academia, devem ser honestos com os líderes civis quando em cima da mesa estão decisões de vida ou morte.

“Um escândalo de batota em exames numa academia militar é crítico, porque indica que uma determinada cultura precisa de ser corrigida”, considerou.

O maior escândalo do género que ocorreu na academia remonta a 1976, quando 153 cadetes do quarto ano copiaram num exame de engenharia elétrica.

Todos os envolvidos renunciaram ou foram expulsos da instituição.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …