“Questão de segurança nacional”. Mais de 70 cadetes de West Point acusados de copiar em exame

Mais de 70 cadetes de West Point , a principal e mais prestigiada academia militar dos Estados Unidos, foram acusados de copiar num exame de cálculo realizado online em maio passado devido à pandemia de covid-19.

O porta-voz da academia militar norte-americana, o tenente-coronel Christopher Ophardt, disse, na passada segunda-feira, que 73 alunos foram acusados de copiar num exame depois de os instrutores terem notado irregularidades nas respostas.

De acordo com o portal NPR, todos cometeram os mesmos erros, levantando suspeitas.

Todos os acusados, à exceção de um, eram caloiros numa turma de 1.200 alunos.

O outro estava inscrito no segundo ano, detalha a agência noticiosa AP.

“O código de honra de West Point e o programa de desenvolvimento de caráter permanecem fortes, apesar da aprendizagem remota e dos desafios provocados pela pandemia (…) Os cadetes estão a ser responsabilizados por quebrar o código [da academia militar]”, disse Christopher Ophardt, citado pela agência noticiosa.

Os cadetes da academia de West Point comprometem-se a obedecer a um código de honra rigoroso em troca de aulas gratuitas que os podem tornar nos melhores líderes militares a nível nacional – cada aluno custa, anualmente, cerca de 10.000 dólares à instituição.

Um cadete não mentirá, não fará batota, não roubará ou tolerará aqueles que o fazem”, pode ler-se no código que tem apenas uma dúzia de palavras.

Ao portal NPR, Tim Bakken, académico que leciona Direito em West Point há duas décadas, refere que este é o pior escândalo académico desde os anos 1970.

No seu entender, em causa está uma “questão de segurança nacional”, uma vez que os oficiais de alta patente, que muitas vezes saem desta academia, devem ser honestos com os líderes civis quando em cima da mesa estão decisões de vida ou morte.

“Um escândalo de batota em exames numa academia militar é crítico, porque indica que uma determinada cultura precisa de ser corrigida”, considerou.

O maior escândalo do género que ocorreu na academia remonta a 1976, quando 153 cadetes do quarto ano copiaram num exame de engenharia elétrica.

Todos os envolvidos renunciaram ou foram expulsos da instituição.

  Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …

Parlamento aprova aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra menores

O parlamento aprovou esta sexta-feira o aumento dos prazos de prescrição dos crimes sexuais contra menores e do crime de mutilação genital feminina quando ocorre em crianças, rejeitando o aumento da moldura penal para estes …

Centeno diz que crise nos combustíveis será temporária

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu hoje, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos …

Assembleia da República chumba comissão de inquérito a MAI sobre acidente na A6

A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira a proposta do Chega para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Ministério da Administração Interna no acidente com o carro do ministro e …

"O Governo quer salvar o Natal". Reino Unido alivia regras para atrair camionistas estrangeiros

O Governo britânico anunciou esta sexta-feira a suspensão temporária das regras sobre o número de entregas de mercadorias que os camionistas estrangeiros podem fazer no Reino Unido de forma a atenuar o impacto da escassez …

Parlamento aprova isenção de imposto de selo para moratórias de empresas

Todos votaram a favor do diploma no Parlamento, porém realçam que devem existir apoios idênticos para as famílias e querem acrescentá-los ao diploma durante a discussão na especialidade. Segundo noticia o Público, a proposta de lei …

Um copo com água

Água potável de cidade canadiana pode estar contaminada com hidrocarbonetos petrolíferos

A cidade de Iqaluit, no território canadiano de Nunavut, declarou estado de emergência após ter encontrado vestígios de petróleo no abastecimento de água. O departamento de saúde pública da cidade canadiana aconselhou os habitantes de Iqaluit …

Golden Boy: Nuno Mendes é o único português entre os finalistas

Havia três portugueses na lista anterior mas, nos 20 finalistas, o jovem do PSG é o único representante de Portugal. Nome do vencedor será divulgado em Dezembro. O jornal Tuttosport indicou quais são os 20 futebolistas …

"Profundamente chocante". Deputado britânico morre após ser esfaqueado em encontro com eleitores

Um deputado do Partido Conservador morreu depois de ter sido esfaqueado várias vezes, esta sexta-feira, durante um encontro com eleitores em Leigh-on-Sea, no sudeste de Inglaterra. David Amess, de 69 anos, representante do círculo eleitoral de …

"Já chega de drama". Costa sublinha que cenário de eleições antecipadas “seria irracional”

O primeiro-ministro falou aos jornalistas esta sexta-feira e garantiu que o Governo cumpriu a sua função: entregar uma proposta de Orçamento de Estado. O que se segue é a negocição. António Costa referiu, depois de visitar …