“Queremos comida”. Venezuelanos bloqueiam estradas em protesto

(dr) AVN / Telám

-

A escassez de alimentos e de produtos de primeira necessidade, nos mercados, mobilizou hoje cidadãos de várias localidades venezuelanas, que chegaram a bloquear acessos à cidade de Guatire, Estado de Miranda, a leste de Caracas.

Os manifestantes bloquearam a estrada nacional, que liga as localidades de Guarenas e Guatire, impedindo a circulação de transporte de autocarros e camiões, situação que obrigou as autoridades a enviarem a polícia militar (funcionários da Guarda Nacional), para o controlo da situação.

O protesto teve lugar entre os supermercados Dia a Dia e Unicasa, este último, propriedade de empresários madeirenses.

Em La Victória, no Estado venezuelano de Arágua, a oeste de Caracas, houve manifestações contra as falhas de fornecimento de eletricidade e a dificuldade em se conseguir alimentos, nos mercados.

Os protestos ocorreram junto ao supermercado Central Madeirense, também propriedade de portugueses radicados na Venezuela e, segundo as rádios locais, os manifestantes contestavam a eficiência dos Comités Locais de Abastecimento e Produção (Clap), criados pelo Governo venezuelano.

Em Valera, no Estado de Trujillo, a falta de produtos e o racionamento de energia elétrica foram as razões invocadas por dezenas de pessoas para bloquear várias ruas e queimar pneus.

No Estado de Táchira, fronteiriço com a Colômbia, segundo a imprensa local, registaram-se momentos de tensão entre populares, que reclamavam alimentos básicos, ferramentas e peças para viaturas, como baterias e pneus, assim como medicamentos, gasolina, eletricidade e água.

De acordo com a imprensa local, a população afirma que só se verifica fornecimento de água duas ou três vezes por semana, sendo regulares os apagões de luz, durante várias horas, ao longo do dia.

Na noite de sexta-feira, um grupo de pessoas concentrou-se junto a um supermercado de Carrizal, no sul de Caracas, gritando “queremos comida“, tendo sido necessária a intervenção da polícia militar, para manter a ordem entre a população.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …