Quercus classifica 355 praias com qualidade “Ouro”

bigdmia / Flickr

Praia dos Pescadores, Albufeira

Praia dos Pescadores, Albufeira

Portugal tem este ano 355 praias com qualidade de ouro, mais 19 do que na época balnear anterior, com Albufeira, Vila Nova de Gaia e Vila do Bispo na frente da classificação anunciada, esta sexta-feira, pela Quercus.

A classificação da Quercus, divulgada na véspera do início da época balnear,baseia-se em análises à qualidade da água, exige resultados «impecáveis» e tem em conta os últimos cinco anos, sendo mais limitada do que, por exemplo, a bandeira azul que integra outros fatores.

Do total de 544 águas balneares analisadas em 2014, «355 são praias com qualidade de ouro, mais 19 do que no ano anterior, o que significa uma melhoria, e é uma percentagem já muito significativa», disse à agência Lusa Francisco Ferreira da associação ambientalista.

«Temos Albufeira como o concelho com maior número de praias com qualidade de ouro, são 19 zonas balneares, seguido de Vila Nova de Gaia com 18, Vila do Bispo com 12, Torres Vedras e Cascais com 11», especificou.

Quanto às 28 praias interiores, os concelhos que se destacam são Vinhais, com três praias com qualidade de ouro, Macedo dos Cavaleiros, Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova e Vila de Rei com duas cada.

Todos os anos, a Quercus identifica entre as águas balneares as que ao longo do tempo, principalmente no último ano, apresentaram uma qualidade da água «irrepreensível» e atribui-lhes a classificação de praias com qualidade de ouro.

Este ano, a lista inclui mais oito praias de rio que em 2013, e Francisco Ferreira explicou que há «um grande peso de praias costeiras, mas que as interiores estão de certa forma a recuperar». O mesmo responsável acrescentou que «são estas que têm mais dificuldades em garantir elevados padrões de qualidade ao longo do tempo».

«Houve 43 novas praias classificadas este ano com qualidade de ouro, mas houve 24 que que perderam essa classificação, embora o balanço seja positivo, temos mais 19 praias», referiu o técnico da Quercus.

Para Francisco Ferreira, estas são praias que «dão garantias de estarem sempre com uma qualidade fantástica e, por isso, há, à partida, mais segurança para frequentá-las porque não têm oscilações ao longo do tempo».

Os frequentadores das praias podem confirmar se estão classificadas através da presença da bandeira da qualidade de ouro, que os concelhos instalam, ou no site da Quercus.

Esta classificação não resulta de candidaturas da parte dos municípios já que a Quercus faz a análises dos dados da Agência Portuguesa do Ambiente para todas as praias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …