Num top-10 repleto de grandes nomes da música internacional, há um cantor que quase nunca é assunto em Portugal.
Este artigo surgiu por causa de uma conversa entre jornalistas do ZAP. Há que admitir.
Há poucos dias partilhámos o momento em que todos os elementos das Spice Girls se reuniram, mais de 10 anos depois.
Foi só durante umas horas, e numa festa de aniversário, mas aconteceu. As cinco “jovens” inglesas voltaram a estar juntas.
E aí apareceu uma questão: as Spice Girls terão sido o grupo britânico com maior sucesso desde os The Beatles? Ou The Rolling Stones? Ou Led Zeppelin? Talvez os Queen.
Então, no Dia do Trabalhador, tivemos o (pouco) trabalho de procurar a lista dos artistas que venderam mais discos até agora.
O portal Statista indica que, sem surpresa, quem lidera são os The Beatles: o quarteto único de Liverpool vendeu 183 milhões de cópias certificadas.
Elvis Presley surge logo no terceiro lugar, com 139 milhões. Seguem-se Eagles e Led Zeppelin, ainda dentro dos cinco primeiros.
Por esta ordem, aparecem ainda – por esta ordem – Michael Jackson, Billy Joel, Elton John, AC/DC e Pink Floyd, que fecham a lista dos 10 artistas com mais discos vendidos.
Ou seja, o top-10 está repleto de nomes muito conhecidos, de “lendas” da música.
Garth Brooks
Mas há uma excepção…
É que, ali em cima, falta o segundo classificado: Garth Brooks.
Haverá milhões de portugueses que nunca ouviram falar deste cantor. Ou podem ter ouvido, mas que não sabem cantar nenhuma música sua.
Mas há muitos mais milhões de norte-americanos que sabem perfeitamente quem é.
Garth Brooks marca diferença logo por um motivo, na lista: é o mais novo de todos no top-10. Tem 62 anos.
É um cantor e compositor focado na música country, que consegue envolver pop e rock em muitas das suas músicas. Chega ao mainstream.
Por cá, não é muito conhecido. Mas nos EUA é muito, mesmo muito popular.
Já começou a sua carreira em 1989, após quatro anos a tocar em clubes e bares. O seu primeiro álbum chegou logo a número dois no top country da Billboard. Estreou-se em grandes palcos no mesmo ano, a fazer a abertura dos concertos de Kenny Rogers.
A partir daí, foi sempre a crescer. Em 1993 já estava numa digressão internacional, o sucesso manteve-se, até que se retirou em 2000. Uma carreira relativamente curta, parecia. Mas foi voltando, em concertos ocasionais, e voltando mesmo aos discos, embora mais esporádicos. Em 35 anos tem um currículo de 22 álbuns e 76 singles.
A revista Billboard colocou-o como o maior artista masculino, a solo, de sempre.
É o único artista em toda a história da música a ter 9 discos de platina. Nem os The Beatles (6) têm tantos.
Garth Brooks vendeu até agora 157 milhões de discos. Quase todos nos EUA. E venceu 2 Grammys, entre outras dezenas de prémios.
Já agora, entre Bruce Springsteen, Mariah Carey, The Rolling Stones, Madonna ou Eminem… As Spice Girls não aparecem no top-20 dos discos mais vendidos.