Quem é a mulher de mini-saia que lançou a polémica em Cabul?

hayat.ensafi / Facebook

Uma jovem com um "chocante" vestido curto em Cabul

Uma jovem com um “chocante” vestido curto em Cabul

Uma mulher a andar na rua com as pernas à mostra não seria algo chocante na maioria das cidades do mundo, mas Cabul, capital do conservador Afeganistão, não é como a maioria das cidades do mundo.

Fotos recentes de uma mulher não identificada a caminhar em Cabul com uma saia à altura dos joelhos causou espanto e ganhou notoriedade imediata nas redes sociais afegãs.

Fiquei chocado“, disse o autor da foto, o jornalista afegão Hayat Ensafi, “toda a cidade de Cabul está chocada.”

“Sabia que tinha que registar este momento único, porque nunca tinha visto uma mulher a andar na rua desta maneira”, diz Ensafi.

No Afeganistão as mulheres enfrentam duras restrições quanto às roupas que devem usar em público – e mostrar as pernas vai contra todas as regras em prática no país.

Nem sempre foi assim. No fim dos anos 60 e no início dos anos 70, muitas afegãs usavam véu, mas não era raro ver afegãs com saias curtas em Cabul.

amnesty.org.uk

Mulheres afegãs em Cabul nos anos 70

Mulheres afegãs em Cabul nos anos 70

Mas nas décadas seguintes, sob o regime dos Taliban, novas regras foram introduzidas. Desde então, mesmo após o fim do regime, a norma é ver as mulheres totalmente cobertas por burcas.

“É arriscado para uma mulher andar com as pernas à mostra em Cabul”, diz Syed Anwar, correspondente da BBC na capital afegã.

Identidade desconhecida

Talvez por isso, o jornalista que registou a cena incomum não conseguiu mais nada para além das fotos.

Ensafi tentou falar com a mulher depois de a fotografar, sem sucesso. “Ela andava muito depressa e não respondia a nada”, conta o jornalista à BBC.

No meio da enorme controvérsia causada pelas fotos, a identidade da mulher permanece um mistério.

Nos vários comentários deixados nas imagens publicadas no Facebook, as opiniões dividiram-se.

“Dou-lhe os parabéns pela sua coragem. Queremos ver mais mulheres a sair à rua assim”, comenta uma jovem afegã.

“É o meu corpo, é meu direito não usar burca”, escreve outra.

“Declínio moral”

Mas outros comentários sobre a foto foram menos positivos.

“Vivemos num país muçulmano e não podemos aceitar pessoas como ela“, diz Ahmad, um utilizador da rede social.

Alguns apontaram a misteriosa mulher como um símbolo do que diziam ser o “declínio moral” do Afeganistão.

Outros entretanto interrogam-se se a misteriosa mulher não estaria a fazê-lo em protesto contra as restrições de vestuário – mas dando com isso argumentos à propaganda dos Taliban.

“Temos visto milhares de pessoas a falar disto, não só nas redes sociais, mas também nas ruas”, diz Syed Anwar.

“Muitas pessoas perguntam-se se ela está a protestar, ou se tem algum problema mental.”

Uma coisa é certa, ninguém sabe quem é a misteriosa mulher da mini-saia – mas o seu passeio lançou a maior discussão das últimas décadas sobre o os direitos da mulher no Afeganistão.

ZAP / BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Isso pode ser muita coisa, menos uma “mini” saia. É apenas uma saia normal. Muita coragem dessa menina! Precisamos de pessoas assim.

  2. Só queria dizer que no tempo do terrível comunismo, as mulheres do Afeganistão eram tratadas de forma decente. Tinham os mesmos direitos dos homens.

    Isto, até os americanos começarem a mandar para lá toda a espécie de tarados religiosos cheios de armas para combater o papão do comunismo.

    Fizeram um excelente trabalho, levaram um país moderno de volta para a Idade Média e encheram a região de terroristas.

    Parabéns aos EUA, esse farol dos direitos humanos e do progresso!

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …