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Sobe e desce da economia: a queda (forte) da Samsung, a ascensão da McDonald’s

Lucro líquido da empresa sul-coreana caiu 93%, enquanto o lucro da McDonald’s subiu 63%. Por cá, também é semana de relatórios.

A caminho do “vermelho”. A Samsung apresentou o seu relatório trimestral e os números, apesar de não surpreenderem, preocupam directores e funcionários (e clientes).

No comunicado enviado nesta quinta-feira à bolsa de valores da Coreia do Sul, a empresa comunicou uma queda de 86,1% nos lucros líquidos.

Foram 1.06 mil milhões de euros entre Janeiro e Março deste ano – o valor trimestral mais baixo desde 2009, nos primeiros meses da crise financeira mundial.

Aliás, é a primeira vez que a Samsung apresenta prejuízos desde Abril de 2009.

A comparação com o último trimestre de 2022 é ainda pior: o lucro líquido desceu 93,4%; muito por causa da menor procura mundial por chips. O mercado de semicondutores está em queda.

Estes números são maus mas os analistas prevêem um segundo semestre ainda pior.

Repsol vs. Santander

Também nesta quinta-feira a Repsol comunicou que teve um lucro de 1.112 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, correspondente a uma descida de 20,1% em comparação com o período homólogo do ano passado. Os preços dos derivados do petróleo desceram, justificou a empresa espanhola.

Em sentido inverso, o Santander Totta (que até tem parceria com a Repsol) fechou o primeiro trimestre do ano com um lucro de 185,9 milhões de euros. O lucro do banco subiu 20% – apesar de os depósitos dos clientes terem descido, no total, 2 mil milhões de euros.

Ainda no contexto bancário, na terça-feira o UBS apresentou uma queda dos lucros de 52% no primeiro trimestre do ano. Recorde-se que foi neste trimestre que o banco suíço comprou o Credit Suisse para o salvar da falência.

Jerónimo Martins sobe, NOS desce

A Jerónimo Martins anunciou na quarta-feira uma subida do resultado líquido de 59,1%, agora fixados em 140 milhões de euros. O crescimento verificou-se em todos os países onde opera, incluindo em Portugal: as vendas do Pingo Doce aumentaram 9,4% para os 1,1 mil milhões de euros, entre Janeiro e Março.

Já a NOS viu os seus lucros descerem 15,1%, comparando com o primeiro trimestre de 2022. Agora apresentou lucros de 34.9 milhões de euros. Os impactos da inflação e os “fortes investimentos” da empresa explicam esta queda, segundo a própria NOS.

McDonald’s

A McDonald’s anunciou na quinta-feira uma subida considerável no seu lucro: 1.636 milhões de euros entre Janeiro e Março deste ano.

Novamente comparando com o primeiro trimestre do ano passado, é um aumento de 63%.

Boa parte destes números está relacionada com dois factores: produtos mais caros por causa da inflação e a modernização dos métodos de trabalho da empresa.

A estratégia da McDonald’s “está a funcionar”, com um “equilíbrio saudável entre aumentos estratégicos de preços no menu e crescimento do negócio”, de acordo com o seu presidente-executivo.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

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