Queda de avião no Irão faz pelo menos 40 mortos

borzou / Twitter

-

Mais de quarenta pessoas morreram este domingo na queda de um avião comercial em Teerão que transportava 48 pessoas.

O voo HH5915 da Sepahan Airlines, com destino à cidade de Tabas, transportava 34 passageiros adultos, três crianças, três bebés e oito tripulantes quando caiu. Três a sete pessoas que estavam em terra terão ficado feridas na sequência do acidente.

De acordo com a agência France Presse, o avião despenhou-se às 09:18 (05:48 em Lisboa) numa zona não habitada a cerca de cinco quilómetros a norte do aeroporto de Mehrabad, destinado a voos domésticos, e perto do estádio Azadi, na zona sudeste da capital iraniana.

Já a agência EFE, citando a agência de informação estatal IRNA, escreve que o aparelho, uma versão iraniana do Antonov-140, caiu minutos depois de ter descolado, citando um porta-voz da Iran Red Crescent Society (Cruz Vermelha iraniana), que disse que a queda ocorreu numa zona habitada a sul do aeroporto de Mehrabad.

“O avião despenhou-se na rua número 6 do complexo habitado Azadi. Não temos informações exatas sobre as causas do acidente”, disse Hossein Derakhshan, responsável da organização internacional.

O avião voava entre Teerão e a cidade de Tabas quando um dos motores parou, pouco depois da descolagem, segundo a EFE.

O Corpo dos Guardiães da Revolução desmentiu as primeiras informações que davam conta de que o avião era sua propriedade, informou a agência Fars, próxima deste movimento militar, citada pela EFE.

O Irão tem uma frota aérea obsoleta e há vários anos que enfrenta grandes dificuldades para encontrar peças de substituição, devido às sanções internacionais, o que tem gerado graves atrasos nos voos internos.

O último acidente grave aconteceu em janeiro de 2011, quando um avião comercial se despenhou durante uma aterragem de emergência por causa de uma tempestade de neve no norte do Irão, provocando a morte de 77 pessoas, adiantou a cadeia estatal de notícias Press TV.

Antes disso, em julho de 2009, outros 168 passageiros morreram quando o avião em que viajavam chocou com outro aparelho no noroeste do país, depois de descolar da capital iraniana.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …