/

Mapa mostra queda abrupta da poluição na Península Ibérica

(dv) Quercus

Um mapa desenvolvido por uma equipa da Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha, mostra a diminuição da poluição do ar na Península Ibérica em 10 dias.

Com as fábricas encerradas, menos automóveis nas estradas e as pessoas em casa, as cidades chinesas começaram a verificar uma clara diminuição da poluição, num país muito afetado pela poluição atmosférica e sonora.

Agora, com a mudança do epicentro da pandemia de Covid-19 da China para a Europa, também o continente europeu atravessa a mesma fase de diminuição da poluição.

O ABC revelou, esta quarta-feira, um mapa desenvolvido a partir de um estudo da Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha, no qual é possível observar, através de dados de satélite, a queda abrupta da poluição na Península Ibérica no espaço de apenas dez dias, ou seja, desde que as medidas de confinamento começaram.

Em Lisboa e no Porto, mantêm-se focos claros de poluição, assim como em Madrid e Barcelona, no caso da vizinha Espanha. Ainda assim, os níveis de dióxido de carbono (CO2) são claramente inferiores.

O ABC apresenta os dados espanhóis e refere que os movimentos de acesso às grandes cidades caíram em 64% e as viagens de longo curso diminuíram em quase 62%. Isto motivou uma quebra de poluição, em termos gerais, de cerca de 83%.

Elena Sánchez-García, investigadora do Centro de Tecnologias Físicas da Universidade Politécnica de Valencia, explicou que, “tal como se comprovou no caso de Wuhan, na China, ou no norte de Itália, o nosso estudo constata como as medidas de confinamento e redução da atividade económica se traduziram numa clara diminuição da contaminação atmosférica”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.