Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso “voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde”, apela o Mova.

De acordo com a rádio TSF, que cita o Movimento Doentes pela Vacinação (Mova), nos últimos dois meses, a pandemia de covid-19 levou ao cancelamento ou adiamento de 800 mil consultas, o que originou uma quebra da vacinação contra a pneumonia.

“Até finais de março, foram adiadas mais de 800 mil consultas, sendo que ainda não sabemos de que tipo de consultas estamos a falar, mas esse número por si só é um indicador muito preocupante, e sendo a vacinação feita no âmbito de uma consulta, é compreensível que até toda a área de prevenção tenha ficado suspensa”, diz à rádio Isabel Saraiva, do movimento que agrupa 13 instituições de saúde.

Em abril, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, apelou diretamente aos portugueses para que não adiassem a vacinação, relembrando que esta é a melhor forma de evitar outro surto de doenças infeciosas.

Mas, segundo o Mova, estas recomendações da DGS não têm sido cumpridas. “Temos evidências de que a vacinação, como outras áreas da prevenção, praticamente parou“, acrescenta a responsável.

“As consultas foram adiadas, canceladas; as pessoas deixaram de ir às consultas, e os próprios serviços ficaram praticamente todos vocacionados e concentrados no tratamento da covid-19”, justifica.

Isabel Saraiva considera que o primeiro passo a dar é “voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde” e explicar-lhes que, “se a sua consulta for marcada, não vai ser desmarcada, que é marcada a horas convenientes, de acordo com as patologias que as pessoas têm, e até reservar horas e dias específicos para determinados atos.”

De acordo com a TSF, em Portugal morrem 16 pessoas por dia devido à pneumonia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …

A Estação Espacial Internacional moveu-se para evitar uma colisão

Esta terça-feira, a Estação Espacial Internacional realizou uma "manobra de evasão" para evitar ser atingida por um pedaço de lixo espacial. Controladores de voo russos e norte-americanos terão trabalhado em conjunto para mover a Estação Espacial …

Professor de Direito que ataca feminismo está a ser julgado por violência doméstica

Francisco Aguilar, professor na Faculdade de Direito de Lisboa, está a causar polémica devido a conduta que escolhe para dar as suas aulas. O professor que leciona algumas cadeiras do mestrado em Direito, aproveita as …

Ministério da Educação não revela o número de casos em escolas desde o início do ano letivo

Numa altura em que muitas turmas de várias escolas do país tiveram de voltar ao ensino à distância, devido ao surgimento de infeções, o Ministério da Educação não revela quantos alunos, discentes ou docentes ficaram …

"Situação a degradar-se". França endurece medidas e fecha bares e restaurantes em Marselha

Cidades francesas como Paris, Lille ou Montpellier estão em "alerta reforçado" com interdição de grandes eventos, festas e com novos horários para bares, segundo novas medidas para conter a pandemia de covid-19 esta quarta-feira anunciadas …

Veiga pagou campanha de Rangel com conta emprestada por "vice" do Benfica

José Veiga pagou a campanha de Rui Rangel para a presidência do SL Benfica, em 2012, com uma conta emprestada pelo atual vice-presidente 'encarnado', Fernando Tavares. Em interrogatório no âmbito da Operação Lex, o vice-presidente do …

Futebol iraquiano prosperou entre guerra e mortes com "costela" portuguesa

Com o país afrontado pela guerra, o Iraque surpreendeu o mundo do futebol ao conquistar a Taça Asiática, em 2007. O selecionador era o técnico luso-brasileiro Jorvan Vieira. Em 2007, a seleção nacional iraquiana protagonizou aquele …