Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 novos casos, 269 são na região Norte. Na região de Lisboa e Vale do Tejo há mais 203 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 58, no Algarve há mais 37, no Alentejo há mais 30 e nos Açores e na Madeira há mais 22 e 17 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 832.891. Há, neste momento, 24.764 casos ativos, mais 111 do que na quarta-feira.

Estão também confirmadas 16.956 mortes devido à covid-19, mais quatro óbitos relativamente às últimas 24 horas. Duas vítimas mortais eram da região Norte, uma do Centro e outra da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Neste momento, existem 395 doentes internados em Portugal (menos dois do que ontem), dos quais 104 nos cuidados intensivos (menos seis pessoas do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 521 doentes recuperados, verificando-se já um total de 791.171 pessoas. Há ainda 22.436 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 755 em relação ao dia de ontem.

Na chamada matriz de risco, Portugal encontra-se na zona verde. O país tem uma média de 72,7 casos de infeção por 100 mil habitantes e o Rt (risco de transmissibilidade) está nos 0,98.

Esta segunda-feira, avançou a terceira fase do desconfinamento na generalidade do país. A retoma do ensino presencial para os alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior avança em todo o território continental, independentemente do nível de risco de cada concelho.

Os restaurantes, cafés e pastelarias poderão abrir o serviço de mesa no interior, limitado a grupos de quatro pessoas, para além do serviço de esplanada que já estava autorizado, mas que passa agora a ter um limite de seis pessoas. Os centros comerciais e todas as lojas, independentemente da sua dimensão, podem reabrir esta segunda-feira, cumprindo a lotação fixada pela DGS.

No total, e desde que o novo coronavírus foi identificado na China em dezembro de 2019, mais de 143.807.560 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em todo o mundo. Desde o início da crise sanitária, a covid-19 já provocou pelo menos 3.060.859 vítimas mortais no mundo, de acordo com o balanço da agência France-Presse.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …

Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal. O Executivo vai rever as regras de atribuição …