/

Quatro benefícios de dormir nu

Dormir sem roupa pode mudar a sua experiência noturna para melhor, polindo a sua higiene, saúde e aparência e bem-estar.

Esta noite, de acordo com o que a ciência recomenda, deve dormir sem roupa.

Apesar de não afastar todos os seus problemas, ir para a cama ‘descascado’ tem benefícios para a sua saúde e bem-estar.

Além de ter menos roupa para lavar, dormir nu traz, segundo o Popular Science, quatro vantagens que vai querer conhecer.

1. Pele rejuvenescida

As roupas em geral — mas especialmente as mais justas — restringem a circulação sanguínea, dificultando a receção de vitaminas e minerais fundamentais para a produção de colagénio da sua pele.

Além disso, alguns materiais aumentam o seu desconforto na hora de dormir.

Fibras sintéticas como a licra e nylon prendem a humidade na sua pele, o que provoca o aumento da temperatura e, consequentemente, insónias.

Pijamas de algodão, entre outros, causam irritação da pele, por vezes, através da fricção.

Todas estas ‘irritações’ podem afetar o seu ciclo de sono e, se não dormir as sete horas diárias universalmente recomendadas, a sua pele envelhece mais depressa.

2. Regulação natural da temperatura corporal

Se dormir sempre nu, o seu corpo vai aprender a regular a temperatura naturalmente e a sua diminuição impede o sobreaquecimento, dizendo também ao seu relógio biológico para ‘desligar’.

Vários estudos — como um publicado no Jornal de Antropologia Fisiológica — concluem que a sensação de calor durante a noite desperta a sua sensação de vigilância.

3. Redução das infeções fungais

Os fungos e as bactérias adoram ambientes quentes e húmidos (especialmente as partes do seu corpo mais ‘escondidas’).

O suor acumulado proveniente das roupas que absorvem a humidade aumenta a probabilidade dos microorganismos gostarem do seu corpo, o que resulta em infeções, incómodo e comichões. Dispa-se se quer que o ar circule melhor.

4. Maior intimidade emocional (se dormir acompanhado)

Um estudo publicado na Frontiers mostrou que o toque consensual entre adultos liberta ocitocina, uma ‘hormona do amor’ que reduz a ansiedade e fomenta as relações sociais.

Aceitar o seu físico e o da sua companhia pode, segundo os especialistas, ter um grande papel na redução do stress e promover um sono mais descansado.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.