É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha.

Quais são os fatores que determinam qual é a abelha-rainha de uma colmeia? A sabedoria convencional determinou que a resposta para esta pergunta está na qualidade dos alimentos.

Supostamente, a geleia real dada às potenciais rainhas tem mais qualidade do que a geleia dada às outras larvas, causando o maior tamanho e capacidade reprodutiva que distingue uma rainha das restantes. No entanto, a pesquisa nesta área nunca conseguiu identificar uma única substância responsável pela mudança no seu desenvolvimento.

À procura de outra explicação, conta o site IFLScience, investigadores da Universidade Estadual da Dakota do Norte e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos analisaram outra variável nas dietas larvais das abelhas: a quantidade de comida.

Para isso, criaram larvas em 72 grupos alimentares. Cada uma das nove qualidades de geleia real escolhidas (que continham diferentes quantidades de proteína e de hidratos de carbono) foram distribuídas em oito quantidades variadas para as larvas de abelhas após o seu quinto dia de desenvolvimento.

Um outro grupo de referência, que recebeu geleia de qualidade média, foi autorizado a alimentar-se como quisesse. De seguida, a sua rainha foi avaliada, usando características como o peso, a largura da cabeça e o comprimento da mandíbula.

Tal como escreveu a equipa no seu estudo, publicado, esta quarta-feira, na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, “quantidades maiores aumentaram a realeza dos adultos, independentemente da qualidade da dieta”.

Isto é, mesmo numa dieta de qualidade média, todas as abelhas que se alimentaram a seu bel prazer tornaram-se rainhas, e 58% daquelas com a maior quantidade de dieta também tinham esse status. Independentemente da qualidade, nenhuma abelha criada com a menor quantidade de dieta se tornou uma rainha.

“Durante muito tempo as pessoas pensaram que a geleia real continha uma substância especial que fazia de uma abelha rainha, mas descobrimos que se trata apenas da quantidade de comida”, explica ao mesmo site Julia Bowsher, uma das autoras do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …