É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha.

Quais são os fatores que determinam qual é a abelha-rainha de uma colmeia? A sabedoria convencional determinou que a resposta para esta pergunta está na qualidade dos alimentos.

Supostamente, a geleia real dada às potenciais rainhas tem mais qualidade do que a geleia dada às outras larvas, causando o maior tamanho e capacidade reprodutiva que distingue uma rainha das restantes. No entanto, a pesquisa nesta área nunca conseguiu identificar uma única substância responsável pela mudança no seu desenvolvimento.

À procura de outra explicação, conta o site IFLScience, investigadores da Universidade Estadual da Dakota do Norte e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos analisaram outra variável nas dietas larvais das abelhas: a quantidade de comida.

Para isso, criaram larvas em 72 grupos alimentares. Cada uma das nove qualidades de geleia real escolhidas (que continham diferentes quantidades de proteína e de hidratos de carbono) foram distribuídas em oito quantidades variadas para as larvas de abelhas após o seu quinto dia de desenvolvimento.

Um outro grupo de referência, que recebeu geleia de qualidade média, foi autorizado a alimentar-se como quisesse. De seguida, a sua rainha foi avaliada, usando características como o peso, a largura da cabeça e o comprimento da mandíbula.

Tal como escreveu a equipa no seu estudo, publicado, esta quarta-feira, na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, “quantidades maiores aumentaram a realeza dos adultos, independentemente da qualidade da dieta”.

Isto é, mesmo numa dieta de qualidade média, todas as abelhas que se alimentaram a seu bel prazer tornaram-se rainhas, e 58% daquelas com a maior quantidade de dieta também tinham esse status. Independentemente da qualidade, nenhuma abelha criada com a menor quantidade de dieta se tornou uma rainha.

“Durante muito tempo as pessoas pensaram que a geleia real continha uma substância especial que fazia de uma abelha rainha, mas descobrimos que se trata apenas da quantidade de comida”, explica ao mesmo site Julia Bowsher, uma das autoras do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …