Quantas vezes podemos usar o mesmo azeite? A ciência já tem a resposta

Quantas vezes é recomendável reutilizar uma mesma porção de azeite? Muitos de nós já fizemos essa pergunta. Agora a ciência revela a resposta com ajuda da Inteligência Artificial (IA).

Recentemente, investigadores da Universidade de Jaén, em Espanha, calcularam o limite desse reaproveitamento e os efeitos que pode ter na qualidade do preparo e na saúde, noticiou o Hypeness.

Tendo por base cálculos controlados, realizados pelo modelo de IA, concluíram que o limite médio de reaproveitamento do azeite extravirgem é de 40 vezes, mas há fatores que condicionam esse resultado – determinando que o limite de reaproveitamentos no caso das frituras, por exemplo, é de três a cinco.

As variáveis para a manutenção da qualidade e o armazenamento correto são muitas. Começam pela temperatura do azeite – o excesso de calor derivado de preparações anteriores podem provocar degradação extrema da qualidade do produto, chegando mesmo a queimá-lo.

Outro fator determinante são as eventuais sujidades e impurezas, como restos de alimentos. É recomendado que o azeite seja armazenado num ambiente de temperatura moderada e longe da luz solar.

As alterações na qualidade do produto devem também ser tidas em consideração no momento de reutilizar o produto – este escurece rapidamente com a perda de qualidade e fica cada vez mais denso. Mais do que qualquer número, o próprio azeite indica a hora de parar de ser utilizado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.