Quando for votar, leve guarda-chuva

an untrained eye / Flickr

-

Céu muito nublado, períodos de chuva e vento moderado em todo o país, são as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para domingo, dia de eleições.

No território continental, o IPMA prevê vento moderado, antecipando chuva “forte e persistente” a partir da madrugada, nas regiões do Minho e Douro Litoral, e a partir da tarde na região centro.

O vento será moderado, com rajadas de 20 a 35 quilómetros por hora do quadrante sul, soprando forte de 35 a 50 quilómetros por hora no litoral oeste, e por vezes com rajadas da ordem de 80 quilómetros por hora a norte do cabo Espichel, e “forte a muito forte”, por vezes com rajadas da ordem de 110 quilómetros por hora, nas terras altas.

O IPMA prevê ainda no território do continente, neblina ou nevoeiro em alguns locais, uma “subida da temperatura mínima e pequena descida da temperatura máxima”.

Na região da Grande Lisboa, o céu estará muito nublado, e registar-se-ão “períodos de chuva, por vezes forte a partir da tarde”, vento moderado a forte do quadrante sul, e uma subida da temperatura mínima, segundo a mesma fonte.

Idêntica previsão para o Grande Porto, com céu muito nublado, “períodos de chuva, forte e persistente a partir da madrugada, vento moderado a forte, do quadrante sul, por vezes com rajadas da ordem de 80 quilómetros por hora” e uma subida da temperatura mínima.

Quanto ao estado do mar, na costa ocidental, prevê-se ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros, “aumentando para 3 a 3,5 metros a norte do Cabo Raso“, a temperatura da água do mar oscilará entre os 17º e os 19º Celsius.

Na costa sul, prevê-se ondas de sudoeste com um metro, aumentando para 1,5 metros, e a temperatura da água do mar nos 21º.

No arquipélago dos Açores O IPMA prevê para domingo, períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros, que serão mais frequentes nos grupos central – ilhas Graciosa, Terceira, Faial, Pico e S. Jorge -, e Oriental – ilhas de S. Miguel e Santa Maria.

No grupo ocidental – ilhas das Flores e Corvo – o vento soprará de “oeste fresco com rajadas de 30 a 40 quilómetros durante a madrugada, “tornando-se forte, 50 a 65 quilómetros com rajadas até 90 quilómetros por hora e rodando para noroeste.

No grupo central, o vento soprará de oeste moderado, “tornando-se muito fresco, com rajadas até 90 quilómetros por hora, para noroeste durante a noite, quanto ao grupo oriental o vento será moderado a fresco, soprando temporariamente de sudoeste e tornando-se muito fresco a forte, com rajadas até 80 quilómetro por hora.

Quanto ao estado do mar, no grupo ocidental, o IPMA prevê que será mar cavado, tornando-se alteroso, com ondas de noroeste de dois metros, “aumentando para seis metros”, e a temperatura da água do mar na ordem dos 22º.

No grupo central, prevê-se mar cavado, tornando-se grosso, com ondas de noroeste de 1,5 metros, aumentando para 5,5 metros, e a temperatura da água nos 22º.

Finalmente, no grupo oriental, a previsão do IPMA é de mar cavado, tornando-se grosso a alteroso, com ondas de oeste de 1,5 metros, “aumentando para 4,5 metros” e a temperatura da água nos 23º.

O dia eleitoral no arquipélago da Madeira será com céu muito nublado, aguaceiros, “que poderão ser por vezes fortes, em especial a partir da tarde”, e vento moderado de sudoeste, “tornando-se a partir da tarde, forte, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora e forte a muito com rajadas da ordem de 110 quilómetros por hora nas terras altas, segundo o IPMA.

Quanto ao estado do mar, o IPMA prevê na costa norte, ondas de oeste com 1,5 a 2,5 metros, e na costa sul com ondas de sudoeste com 1,5 a dois metros, “aumentando para dois a três metros”.

A temperatura da água do mar deverá ser de 24º celsius.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fuga em massa. 75 prisioneiros escapam de prisão no Paraguai

As autoridades do Paraguai anunciaram que pelo menos 75 detidos fugiram da prisão Pedro Juan Caballero, localizada perto da fronteira com o Brasil, sendo que muitos dos fugitivos pertencem a um conhecido grupo de crime …

Pneumonia viral já chegou à Coreia do Sul. China regista terceira morte

A Coreia do Sul confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de um novo tipo de pneumonia viral, que apareceu na China em dezembro e já provocou a morte a três pessoas no país. De acordo com …

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …