Nível 4, 5 ou 6 do QNQ… Isso quer dizer o quê no emprego?

1

Do segundo ciclo até ao doutoramento, convém ter noção das qualificações que tem ao candidatar-se a um estágio.

Numa altura em que abriram as candidaturas à próxima vaga de estágios profissionais, aparecem requisitos que muitos candidatos nem devem saber o que significam.

Por exemplo, os Estágios Iniciar têm como destinatários – entre outros grupos – desempregados que tenham mais de 18 anos e menos de 35 anos, com uma qualificação de nível 4 ou 5 do QNQ.

Já os Estágios +Talento são para desempregados com menos de 35 anos e com nível de qualificação igual ou superior ao nível 6 do QNQ.

Os interessados ficam a olhar e a perguntar o que são aqueles níveis, aqueles números. E a perguntar o que é o QNQ.

Respondendo à última dúvida: QNQ é o Quadro Nacional de Qualificações, o sistema que organiza e classifica as qualificações obtidas nos diferentes subsistemas de educação e formação em Portugal. Foi criado para facilitar a comparação de qualificações com outros países europeus.

Esse quadro define uma estrutura de oito níveis de qualificação – e aqui entram as respostas às perguntas sobre os níveis, os números que aparecem indicados nos estágios.

Nível 1
Quem completou o segundo ciclo do Ensino Básico. Ou seja, tem o 6.º ano completo.

Nível 2
Quem tem o terceiro ciclo do Ensino Básico – 9.º ano – ou no ensino geral, ou por percursos de dupla certificação.

Nível 3
Corresponde ao Ensino Secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior. Tradução: o 12.º ano que a maioria completa.

Nível 4
Também para o Ensino Secundário, mas obtido por percursos de dupla certificação ou Ensino Secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional – com um mínimo de 6 meses.

Nível 5
Atribuído a quem tem um curso pós-secundário não superior com créditos para prosseguimento de estudos de nível superior.

A partir daí, entramos no patamar do ensino superior:

Nível 6 para licenciados
Nível 7 para mestres
Nível 8 para doutores

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Ninguém sabe o que fazer com as piores e mais mal preparadas gerações ou pessoas de sempre, as que possuem o 12º ano, licenciatura, mestrado, ou doutoramento, com elevados índices de ignorância, iliteracia, falta de conhecimentos e de capacidade para trabalhar nas áreas em que se formaram.
    Se forem submetidos a testes psico-técnicos e verdadeiras avaliações académicas vai-se descobrir que não têm perfil profissional para área em que se formaram e chumbam redondamente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.