Qual o melhor clube de futebol em Portugal? O ChatGPT respondeu…

4

Mário Cruz / Lusa

Escolher o melhor clube de futebol em Portugal é uma questão muito subjetiva; cada um escolhe o seu e aponta as razões que quiser. Mas como o ChatGPT parece que sabe tudo, fizemos-lhe a pergunta. E mais algumas.

Esta quarta-feira, estivemos de novo à mesa a tomar um café com o ChatGPT e a fazer-lhe algumas perguntas… traiçoeiras.

Começámos por lhe perguntar qual o melhor clube de futebol em Portugal — uma questão muito subjetiva, assim simples.

O ChatGPT assumiu a subjetividade e deu, sem surpresa, uma resposta politicamente correta…

“Determinar o ‘melhor’ clube de futebol em Portugal é uma questão subjetiva e pode variar dependendo dos critérios usados para avaliação. Em termos de títulos nacionais, o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto são dois dos clubes mais bem-sucedidos. O Sporting Clube de Portugal também é um clube de grande relevância e tem uma base de adeptos significativa“, disse o bot da OpenAI.

“Os três grandes clubes de Portugal têm um histórico rico tanto a nível nacional como internacional, com participações regulares em competições europeias como a Liga dos Campeões da UEFA e a Liga Europa da UEFA”, acrescentou.

Cada clube tem os seus próprios pontos fortes, seja na formação de jovens talentos, infraestruturas, ou sucesso noutras modalidades desportivas. Portanto, a avaliação do ‘melhor’ clube pode ser bastante pessoal e dependente de critérios específicos”, concluiu o ChatGPT.

Ok, é uma resposta perfeitamente aceitável. Colocámos seguidamente uma questão que poderia ter menos subjetividade: qual é o melhor clube de futebol em Portugal na formação de jogadores? E o ChatGPT tem uma opinião.

Em relação à formação de jogadores, o Sporting Clube de Portugal tem uma reputação bastante forte. A academia do Sporting, conhecida como Academia de Alcochete, é frequentemente citada como uma das melhores da Europa. Esta academia foi responsável pela formação de alguns jogadores de classe mundial, incluindo Cristiano Ronaldo, Luís Figo, e outros como Ricardo Quaresma, Miguel Veloso e João Moutinho“, apontou.

O Benfica também tem investido na formação de jovens talentos através do seu centro de formação, o Caixa Futebol Campus, que tem produzido jogadores de qualidade que chegam tanto à equipa principal como a outros clubes de renome na Europa“, acrescentou o ChatGPT.

O ChatGPT não esqueceu a formação dos azuis e brancos. “O FC Porto, por sua vez, também tem uma formação sólida e é conhecido por identificar e desenvolver talentos, não só a nível nacional mas também internacional“.

Cada um desses clubes tem a sua própria filosofia e metodologia quando se trata de formação, e todos têm tido sucesso em diferentes graus“. No entanto, diz o bot inteligente, “se o critério for estritamente a produção de jogadores que alcançaram sucesso a nível internacional, o Sporting tem uma vantagem notável, principalmente devido a figuras como Ronaldo e Figo“.

Por fim, colocámos ao ChatGPT uma pergunta traiçoeira: quantos títulos de campeão nacional de futebol tem cada um dos chamados “três grandes”?

Até à data da minha última atualização, em setembro de 2021, o Benfica tinha conquistado 37 títulos do campeonato nacional da Primeira Divisão. Este é o maior número de títulos de campeão nacional entre todos os clubes de futebol em Portugal.

O FC Porto tem 29 títulos. O clube tem sido especialmente bem-sucedido desde os anos 1980 e continua a ser uma força dominante no futebol português.

O Sporting conquistou 19 títulos. O clube tem uma história rica, mas passou por um período mais difícil em termos de títulos da liga nos anos mais recentes, antes de vencer a edição de 2020-21“.

Aparentemente, o ChatGPT sabe que o Benfica é o clube mais vezes campeão (38, com o titulo da época passada) e que o FC Porto (30, com o título de 2021-22) é uma “força dominante” no futebol português.

Apenas não “sabe” que o Sporting foi, na verdade, 23 vezes campeão — se levarmos a sério a posição de alguns dirigentes (e ex-dirigentes) leoninos.

ZAP //

4 Comments

  1. Quando dizem que “O FC Porto tem 29 títulos. O clube tem sido especialmente bem-sucedido desde os anos 1980 e continua a ser uma força dominante no futebol português” falta somente acrescentar que esta supremacia do F.C.Porto somente aconteceu porque o Sr. Pinto da Costa contratou para os quadros do Porto durante os anos 1970 o Sr. António Garrido que tinha deixado a presidência da Arbitragem e também foi nesta mesma ocasião que o Sr. Presidente do Porto colocou á frente da arbitragem o Sr. Pinto de Sousa possivelmente ensinado pelo Sr. António Garrido não sei ao certo mas tudo indica que sim e a partir desse momento foi um ver se te avias a ganhar títulos e mais títulos uma coisa que era raro na época no F.C.Porto.
    Por isso quando falam que o Sr. Pinto da Costa é o melhor presidente que existe em clubes de futebol será bom que se saiba o porquê e como foi

  2. Já estava a faltar… :/ e por falar em “faltar”, faltou referir que o chamado ‘glorioso’ era o clube do regime e, como tal, beneficiou – aos mais diversos níveis – de tal posição, para detrimento de outros clubes. E já nem vou referir casos mais recentes porque então, seria mais um livro, e não faltam livros no mercado…

    Se vamos ser justos e honestos (e eu acredito que tal é deveras importante), talvez não se deva deixar ninguém de parte, em toda a equação, certo?

  3. Ó Fernando…mas o Pinto da Costa foi alguma vez condenado?!? Olhe que os seus ex-presidentes estão quase todos com a justiça às costas. E alguns já foram mesmo condenados.

  4. O ChatGPT está politicamente incorrecto. O melhor club de futebol português é e será sempre o FCP! Porque o “Porto” não é um clube, é uma Nação!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.