Quadro “A Ronda da Noite”, de Rembrandt, é restaurado em público

Freek Van Den Bergh / EPA

As obras de restauro do quadro “A Ronda da Noite”, do pintor holandês Rembrandt, começaram esta segunda-feira, no Rijksmuseum, em Amesterdão, e podem ser acompanhadas pelo público, em direto, no local ou online.

Uma equipa de vinte especialistas internacionais está a trabalhar dentro de uma estrutura de vidro, que estabelece uma distância de sete metros em redor do quadro, para que o processo da obra possa ser visto pelo público.

Restauradores, historiadores de arte, cientistas e fotógrafos compõem a equipa de trabalho para o restauro da obra, que deverá durar pelo menos um ano e meio, segundo fontes do museu, citadas pela agência espanhola EFE.

“O que faremos ao longo dos próximos dez meses é mapear [“A Ronda da Noite”] camada por camada e pigmento a pigmento (…) Só depois faremos planos para o restauro.”, disse o diretor do museu ao diário britânico The Guardian.

A “Operação Ronda da Noite”, definida pelo diretor do museu de Amesterdão, Taco Dibbits, como “a maior investigação” na história do quadro, também vai ser transmitida via Internet, na página oficial do Rijksmuseum.

Durante o restauro, serão usadas “as técnicas mais avançadas”, segundo o responsável, com apoio de inteligência artificial, a partir de informação recolhida por scanner com raio X e infravermelhos, e uma lupa que aumenta dezenas de vezes a superfície, de modo a estudar e analisar, numa primeira fase, cada uma das partes desta pintura.

Em comunicado, o museu explica que este estudo intensivo irá centrar-se no conhecimento do processo de pintura original, dos materiais e da técnica de Rembrandt, do impacto dos tratamentos anteriores e das intervenções mais recentes, assim como a degradação e o possível futuro da pintura. A fase de investigação, que deverá durar cerca de um ano, irá recolher 12.500 fotografias de resolução “extremamente alta” e desenvolver uma imagem 3D (em três dimensões) da obra, cita a ag~encia Efe.

A última intervenção no quadro “A Ronda da Noite”, submetido a 25 restauros, documentados ao longo da sua história, remonta a mais de quarenta anos, após um ataque de vandalismo, em 1975, que deixou a pintura com rasgos e cortes feitos com uma faca, explica a agência France Presse.

O quadro “A Ronda da Noite” pesa 337 quilos, tem 3,8 metros de altura por 4,5 metros de largura, é um definido como um dos “mais ambiciosos” de Rembrandt, pintado em meados do século XVII, explicou o diretor do Rijksmuseum, na apresentação do projeto.

Para Taco Dibbitis, a obra “pertence ao mundo inteiro”, defendendo “que o público tem o direito de ver o que é feito na pintura”. Esta obra inspirou, em Portugal, o último romance da escritora Agustina Bessa-Luís, “A Ronda da Noite”, publicado em 2006, que relata a história ficcional de uma família que tem na sua posse uma cópia do quadro de Rembrandt, vivendo na incerteza da verdadeira autoria daquela obra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …