Quadro “A Ronda da Noite”, de Rembrandt, é restaurado em público

Freek Van Den Bergh / EPA

As obras de restauro do quadro “A Ronda da Noite”, do pintor holandês Rembrandt, começaram esta segunda-feira, no Rijksmuseum, em Amesterdão, e podem ser acompanhadas pelo público, em direto, no local ou online.

Uma equipa de vinte especialistas internacionais está a trabalhar dentro de uma estrutura de vidro, que estabelece uma distância de sete metros em redor do quadro, para que o processo da obra possa ser visto pelo público.

Restauradores, historiadores de arte, cientistas e fotógrafos compõem a equipa de trabalho para o restauro da obra, que deverá durar pelo menos um ano e meio, segundo fontes do museu, citadas pela agência espanhola EFE.

“O que faremos ao longo dos próximos dez meses é mapear [“A Ronda da Noite”] camada por camada e pigmento a pigmento (…) Só depois faremos planos para o restauro.”, disse o diretor do museu ao diário britânico The Guardian.

A “Operação Ronda da Noite”, definida pelo diretor do museu de Amesterdão, Taco Dibbits, como “a maior investigação” na história do quadro, também vai ser transmitida via Internet, na página oficial do Rijksmuseum.

Durante o restauro, serão usadas “as técnicas mais avançadas”, segundo o responsável, com apoio de inteligência artificial, a partir de informação recolhida por scanner com raio X e infravermelhos, e uma lupa que aumenta dezenas de vezes a superfície, de modo a estudar e analisar, numa primeira fase, cada uma das partes desta pintura.

Em comunicado, o museu explica que este estudo intensivo irá centrar-se no conhecimento do processo de pintura original, dos materiais e da técnica de Rembrandt, do impacto dos tratamentos anteriores e das intervenções mais recentes, assim como a degradação e o possível futuro da pintura. A fase de investigação, que deverá durar cerca de um ano, irá recolher 12.500 fotografias de resolução “extremamente alta” e desenvolver uma imagem 3D (em três dimensões) da obra, cita a ag~encia Efe.

A última intervenção no quadro “A Ronda da Noite”, submetido a 25 restauros, documentados ao longo da sua história, remonta a mais de quarenta anos, após um ataque de vandalismo, em 1975, que deixou a pintura com rasgos e cortes feitos com uma faca, explica a agência France Presse.

O quadro “A Ronda da Noite” pesa 337 quilos, tem 3,8 metros de altura por 4,5 metros de largura, é um definido como um dos “mais ambiciosos” de Rembrandt, pintado em meados do século XVII, explicou o diretor do Rijksmuseum, na apresentação do projeto.

Para Taco Dibbitis, a obra “pertence ao mundo inteiro”, defendendo “que o público tem o direito de ver o que é feito na pintura”. Esta obra inspirou, em Portugal, o último romance da escritora Agustina Bessa-Luís, “A Ronda da Noite”, publicado em 2006, que relata a história ficcional de uma família que tem na sua posse uma cópia do quadro de Rembrandt, vivendo na incerteza da verdadeira autoria daquela obra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …

Retirar amianto é 50 vezes mais barato do que tratar doente de cancro

A Quercus alertou esta sexta-feira que retirar uma cobertura de amianto de uma escola fica 50 vezes mais barato do que tratar um doente com mesotelioma, o cancro da pleura do pulmão provocado pela exposição …

Sócrates critica recusa do PS em fazer acordo escrito com o Bloco de Esquerda

O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que revela "uma visão meramente utilitária" e que pode gerar "ressentimento" à …

Pelo menos 28 mortos e 55 feridos em explosão de uma mesquita no Afeganistão

Pelo menos 28 pessoas morreram e 55 ficaram feridas devido a uma explosão numa mesquita na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante o período de oração desta sexta-feira, anunciaram as autoridades locais. "Os números …