A inteligência artificial está a entrar no mundo dos leilões de arte, com o robô humanoide chamado Ai-Da a ocupar o centro das atenções na Sotheby’s.
Ai-Da, criado pelo negociante de arte Aidan Meller em 2019, é um robô artista, equipado com um braço robótico e câmaras nos olhos que lhe permitem desenhar e pintar. A mais recente criação do robô, um retrato do famoso matemático britânico Alan Turing, será leiloada no próximo evento “Digital Art Day” da Sotheby’s, com um preço que varia entre 120 mil e 180 mil dólares.
A obra de arte, intitulada “A.I. God, a Portrait of Alan Turing”, é um tributo a Turing, que é considerado uma figura fundamental da inteligência artificial. Turing é mais conhecido por ter desenvolvido o “teste de Turing”, um método para avaliar se uma máquina pode exibir uma inteligência semelhante à humana.
A pintura foi criada por Ai-Da através uma combinação de algoritmos avançados e supervisão humana, explica a VICE. Assinada simplesmente com a letra “A”, a obra de arte marca a primeira vez que uma peça criada por um robô deste tipo entra no mundo dos grandes leilões de arte.
“O que torna esta obra de arte diferente de outras obras geradas por IA é o facto de a Ai-Da ter uma manifestação física”, disse Aidan Meller à CBS MoneyWatch. “Esta é a primeira vez que uma obra de um robô deste tipo é leiloada”.
“Está a surgir um grande número de robôs, que acabarão por realizar todo o tipo de tarefas”, afirmou Meller. “A arte é uma forma de discutir as incríveis mudanças na sociedade que estão a acontecer devido à tecnologia”. O leilão realizar-se-á no dia 31 de outubro.
Que Artifical a pintura. Contradiz a “Arte”. Parece mais uma figura rupreste. e Ainda dao Dinheiro por semelhante porcaria.