Qatar 1-3 Senegal | Anfitriões acordam tarde e ficam à beira do adeus

EPA/Noushad Thekkayil

Jogo entre o Qatar e o Senegak, na segunda jornada no Mundial de 2022, no Qatar

Segundo jogo, segunda derrota da seleção da casa no Mundial 2022.

O Qatar acordou tarde frente a um Senegal que foi muito superior até chegar ao 2-0, no arranque da segunda parte, e que teve depois, face à reacção da selecção da casa, um Édouard Mendy em excelente plano na sua baliza. Inoperantes na primeira parte, os anfitriões criaram inúmeros lances de perigo ao longo do segundo tempo e até conseguiram marcar pela primeira vez em Campeonatos do Mundo, mas não chegou.

A vitória não escapou à seleção africana, que continua assim a sonhar com o apuramento. Quanto ao Qatar, pode ver desde já o sonho dos oitavos-de-final chegar matematicamente ao fim, caso o Equador não vença, mais logo, os Países Baixos.

Anfitriões deram um ar da sua graça, mas já era tarde

Num embate entre duas seleções derrotadas na jornada inaugural, o Senegal cedo assumiu as despesas do jogo (teve 61% de posse de bola no primeiro tempo). O Qatar, por seu lado, só por duas vezes ultrapassou, com jogadas dignas de registo, o meio-campo contrário, ambas com Akram Afif no lance: numa atirou por cima (único remate da turma da casa nos primeiros 45 minutos) e noutra demorou muito a rematar e acabou por cair na grande área contrária.

As ocasiões de golo, essas, iam surgindo amiúde para os senegaleses, que ameaçaram por três vezes antes de marcarem mesmo, já perto do intervalo. Enorme erro de Khoukhi, que escorregou e deixou a bola à mercê de Boulaye Dia para o 1-0. Kalidou Koulibaly foi o esteio do domínio senegalês no primeiro tempo, com 52 acções com bola, seis recuperações de posse e quatro alívios.

O 2-0 surgiu logo a abrir o segundo tempo, num excelente desvio de cabeça de Famara Diedhiou na sequência de um canto, e pensou-se que a questão estava arrumada. Ferido no seu orgulho, o Qatar enfim despertou, melhorou e muito no capítulo da circulação da bola, lançou-se para o ataque, criou inúmeras ocasiões claras de golo, mas viu então Mendy brilhar a grande altura na baliza do Senegal, com duas grandes defesas.

O golo – o primeiro de sempre do Qatar em Mundiais, assinado de cabeça por Mohammed Muntari – lá surgiu, a 15 minutos do fim, mas foi o melhor que os anfitriões conseguiram. Foi o Senegal que voltou a marcar, por Bamba Dieng, e os anfitriões ficam mesmo à beira do adeus.

Melhor em Campo: Youssouf Sabaly

O lateral-direito de 29 anos, que atua no Betis, esteve em evidência não só a defender, mas também a subir no terreno. Foi o jogador que mais acções com bola (9) teve no encontro, o que mais passes acertou (64) e o que mais passes progressivos (oito) efectuou. A isso somou ainda nove recuperações de posse (igualmente um máximo do jogo).

Destaques do Qatar

Mohammed Muntari (6.2) – O herói dos homens da casa, ao marcar o primeiro golo de sempre do Qatar em Campeonatos do Mundo. Só esteve 20 minutos em campo, mas além do tento de cabeça ganhou também o outro duelo aéreo ofensivo que disputou e não falhou qualquer passe.

Pedro Correia (5.8) – O jogador nascido em Portugal esteve em destaque no capítulo defensivo, com quatro desarmes e três intercepções, aos quais somou ainda dois passes valiosos.

Destaques do Senegal

Kalidou Koulibaly (6.4) – O agora defesa do Chelsea foi mais um jogador em evidência no sector recuado do Senegal. Dois duelos aéreos ganhos e seis alívios foram os destaques da sua exibição.

Ismaila Sarr (6.4) – Esteve em destaque no capítulo do drible, com três bem sucedidos e quatro tentados. Além disso, foi um dos que mais rematou no jogo, um dos que mais cruzou e o que mais ações defensivas logrou no meio-campo contrário (4).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.