Coreia do Norte diz que tem a bomba H

petersnoopy / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, mencionou pela primeira vez que Pyongyang possui uma bomba de hidrogénio. No entanto, especialistas duvidam da capacidade do país para desenvolver esta arma.

Kim Jong-un, de 32 anos, afirmou que a Coreia do Norte “se converteu num poderoso estado possuidor de armas nucleares capazes de detonar de forma autossuficiente uma bomba atómica e também uma bomba H para defender eficazmente a soberania e dignidade da nação”, de acordo com um despacho da agência de notícias oficial KCNA, citado pelas agências internacionais.

O líder norte-coreano terá proferido estas palavras durante uma visita ao Sítio Revolucionário de Phyongchon, na capital, Pyongyang, um enclave histórico da indústria de armamento norte-coreana por ter albergado a sua primeira fábrica de munições, há seis décadas.

Kim Jong-un alegou por diversas ocasiões que a Coreia do Norte possui armas nucleares, o principal pilar da sua Defesa para travar os supostos planos de invasão do país por parte dos Estados Unidos da América.

É a primeira vez que a Coreia do Norte assegura ter a bomba de hidrogénio, que poderia multiplicar por milhares a potência de um míssil nuclear comum semelhante aos lançados sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945, disseram à agência noticiosa Yonhap especialistas da Coreia do Sul.

Contudo, os analistas consideram pouco provável que Pyongyang tenha a tecnologia necessária para desenvolver a bomba H, pelo que as palavras de Kim Jong-un podem ter apenas um objetivo propagandístico.

No caso das bombas nucleares comuns, sabe-se que a Coreia do Norte alcançou um elevado desenvolvimento tecnológico, com três testes em 2006, 2009 e 2013, mas a sua eventual capacidade para miniaturizar os explosivos atómicos para os instalar nas ogivas dos seus mísseis permanece uma incógnita.

A bomba de hdrogénio mais potente jamais testada, a “Bomba do Czar” (acima), foi detonada pelo exército da Rússia a 30 de outubro de 1961, a 4km de altitude, por cima do Oceano Ártico.

Foi vista a 1000 km de disatância e a sua onda de choque percorreu 3 vezes a Terra antes de se dissipar.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Primeiro o Kimzinho é um rapaz muito gabarola, depois segundo diz tem as armas para evitar uma invasão dos EUA ao seu galinheiro, mas quem é que vai agora estar interessado em incomodar aquela pobre gente fechados ao mundo! Portanto poderemos estar todos descansados que essas armas acabarão por enferrujar nos armazéns e não me parece que apesar de louco o seja ao ponto de atacar alguém para depois ter que morrer no seu galinheiro atulhado de bombas sobre ele e as suas galinhas.

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …