Putin avisa que as sanções à Rússia são como uma declaração de guerra

14

Alexei Druzhinin / Sputnik / Kremlin / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, diz que a decisão de invadir a Ucrânia foi “muito difícil” e deixa um alerta ao Ocidente, notando que as sanções impostas ao seu país são semelhantes a uma declaração de guerra.

Além disso, Putin avisa que se algum país tentar impor à Rússia uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia será considerado um inimigo e como parte do conflito.

“Consideraremos qualquer desenvolvimento nessa direção como uma participação no conflito armado de qualquer país em cujo território seja criada uma ameaça para nossos soldados”, alerta Putin.

Esta zona de exclusão aérea tem sido um dos pedidos feitos pelo presidente da Ucrânia, Vlodomyr Zelenskyy, que acusou a NATO de estar a dar “luz verde a mais bombardeamentos” no seu país por excluir essa hipótese.

A NATO recusa-se a impôr esta zona de exclusão aérea alegando que isso poderia provocar uma “guerra total na Europa” contra uma nação nuclear, o que poderia ser trágico.

“A única maneira de implementar uma zona de exclusão aérea é enviar aviões de combate da NATO para o espaço aéreo da Ucrânia e, em seguida, impor essa zona de exclusão aérea derrubando aviões russos“, explicou já o chefe da organização internacional, Jens Stoltenberg.

“A questão foi discutida e os Aliados concordaram que não deveríamos ter aviões da NATO a operar no espaço aéreo ucraniano ou tropas da NATO no solo porque poderíamos acabar com uma guerra total na Europa”, afirmou Jens Stoltenberg em conferência de imprensa.

Putin diz que foi “difícil” decidir invadir Ucrânia

O aviso de Putin quanto às sanções impostas à Rússia surge em declarações à televisão russa, neste sábado, onde também garante que não pretende declarar a lei marcial no seu país. O presidente russo nota que esta lei é imposta apenas em caso de agressão externa, o que não aconteceu até agora.

Sobre a Ucrânia, Putin volta a justificar a invasão com a intenção de “desmilitarizar” e “desnazificar” o país, mas assume que foi “uma decisão difícil”.

O líder russo sublinha ainda que as Forças Armadas russas já destruíram quase todas as infraestruturas militares ucranianas. Além disso, acusa a Ucrânia de estar a “executar sem julgamento ou investigação” quem se oponha às “operações militares” contra a Rússia.

Nas últimas horas, têm surgido preocupações de que a Rússia intensifique os combates na Ucrânia, nomeadamente implementando uma “campanha de terra queimada” para tomar o poder com um “governo fantoche”.

ZAP // Lusa

14 Comments

  1. Vladimir Putin e seus “secretos aliados” , depois de conquistar todos as zonas portuárias da Odessa da Ucrânia e a capital Kiev, é uma questão de tempo, segue-se a Geórgia a Moldávia e… quem vai invadir a Polónia é o regime político da Bielorussia e seu aliado Federação Rússia. A NATO (a força militar da Aliança Atlântica) tem uma excelente oportunidade para “pressionar” o Cessar-fogo e abrir caminho para as “Negociações de Paz”. A NATO tem de Defender e excluir a Zona Aérea da Ucrânia. A Ucrânia não tem Forças Aéreas. A NATO pode e deve excluir a Zona Aérea da Ucrânia à Aviação das Forças da Rússia. Caso contrário… é uma questão de tempo, “ Mais Tarde já é Tarde”. A Filosofia de Guerra de Vladimir Putin é a “Mentira”, a “ Chantagem Nuclear” e a “ Propaganda Militar”. A Verdade é que a Guerra Económica e Financeira da Federação Rússia vai escalar para o descontrole e transformar na invasão de outros países vizinhos. Acordem as Forças Aéreas da NATO!

    • Já pensou em escrever guiões para telenovelas? Com essa imaginação num instante ficava rico…Mas não se meta em questões de geopolítica porque isso exige um bocado mais de miolos…

      • Tirando “Miolos” num curso de Formação Técnica de Tropas Especiais dos Fuzileiros e Pára-quedistas. Os Cobardes não vão para a Guerra. As tropas especiais dos Comandos Militares, os Rangers, os Destamemtos de Tropas de Intervenção Rápida. Quanto aos Miolos, você não terá treino, experiência militar de tropas especiais e estudos superiores…com dois Doutoramentos. Você é Um Oligarca manhoso sem qualquer qualificações em Ciências de Humanidades. A Guerra já Chegou a todos os países! Há mais Oligarcas e Opressores em todo o mundo. Há sempre um “ Papa Miolos” e de “Ovas” e de “Caviares. 🙂

  2. Por enquanto não há motivo para pânico. Para onde estamos indo agora? O profeta Daniel escreve: “E [o rei do norte = Rússia desde a segunda metade do século XIX. (Daniel 11:27)] tornará para a sua terra com muitos bens [1945], e o seu coração será contra a santa aliança [a União Soviética introduziu o ateísmo estatal e os crentes foram perseguidos]; e vai agir [isso significa alta atividade no cenário internacional], e voltará para a sua terra [1991-1993. A dissolução da União Soviética e o Pacto de Varsóvia. As tropas russas retornaram a sua terra]. No tempo designado voltará [as tropas russas voltarão para onde estavam anteriormente estacionadas. Isso significa também a desintegração da União Europeia e da NATO. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa]. E entrará no sul [por causa do conflito étnico ao sul das fronteiras da Rússia (Mateus 24:7)], mas não serão como antes [Geórgia – 2008] ou como mais tarde [Ucrânia – atualmente. Este conflito também não se transformará em uma conflagração global, mas com certeza isso acontecerá na próxima vez], pois os habitantes das costas de Quitim [o distante Ocidente, ou para ser mais preciso, os americanos] virão contra ele, e (ele) se quebrará [mentalmente], e voltará atrás”. (Daniel 11:28-30a) Desta vez será uma guerra mundial, não só pelo nome. A “poderosa espada” também será usada. (Apocalipse 6:4)

    • Há Guerras para todos os estilos. Todas as Guerras Militares têm uma explicação consoantes as perspectivas: política, económica, jurídica e “da Loucura”. O Einstein e o Galileu foram considerados “Loucos” por causa das suas “descobertas científicas”. Atualmente estudamos as Teorias de Einstein e de Galileu. Todos os Líderes políticos mundiais sem escrúpulos e sem preconceitos tendem a “ mostrar a sua raça e a sua identidade” Contra-Naturais. O Sting na sua música “Russos” diz alguma coisa sobre a lógica da “ Biologia humana” versus “ Ideologia”. Ninguém é perfeito.

  3. O GRITO DA VITÓRIA – O czar não ouvirá o grito: ” A UKRANIA VENCEU “. Nessa altura, isolado abandonado pelos seus asseclas bajuladores não terá outra saída : NOVICHOCK. O adágio ” quem com ferro fere, com ferro será ferido ” A ffera encurralada, acuada, esbraveja e ameaça. Não haverá o apocalipse nuclear, pois, Hiroshima, Nagasaki, ainda causam arrepios no Monte Olimpo. Chantagens são armas usadas para intimidação.. É o que pensa, joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

  4. Putin continua com as suas ameaças quanto a mim como uma fera ferida, ou seja, mais em autodefesa do que propriamente na intenção de atacar, onde certamente teria derrota que o deixaria de rastos mais ao seu país. Quanto à ameaça nuclear, apesar de sabermos que lidamos com um louco, penso que ele terá ainda capacidade suficiente para perceber que deste lado essas armas também existem e que lhe poderão ditar um fim fatal. No fundo, ele é um provocador irresponsável bem protegido no seu palacete, numa frente de batalha borrar-se-ia todo frente ao adversário. Lamentável é não haver uma resposta deste lado musculada que lhe acalme os ímpetos!

  5. Porque Putim, em vez que invadir um país que não lhe pertence, não usou o mesmo tipo de “declaração de guerra”, não seria hoje titular do nome ASSASSINO. Só está a colher o que semeou. Se ele quer andar sozinho, é o que está a ter.
    Deixemos de comprar bens russos e bielorrussos, sejamos mais independentes e unamo-nos, e vamos ver até onde vai a prepotência daquele egoísta, ditador nazista. Se o atacassem como ele fez, ele gostava?
    Não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.