Putin promete “respostas severas” em caso de ataques como na Crimeia

4

Alexei Danichev / Kremlin / EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou hoje que ordenou bombardeamentos contra a Ucrânia na sequência da destruição parcial da ponte da Crimeia e prometeu “respostas severas” em caso de novos “ataques terroristas” contra a Rússia.

“Se as tentativas de ataques terroristas no nosso território continuarem, as respostas da Rússia serão severas e a sua escala corresponderá ao nível das ameaças colocadas”, afirmou Vladimir Putin na abertura de uma reunião do Conselho de Segurança russo, transmitida pela televisão.

Ninguém deve ter qualquer dúvida“, advertiu o líder russo, citado pela agência francesa AFP. A Rússia bombardeou hoje as regiões ucranianas de Kiev, Khmelnytskiy, Lviv, Dnipro, Vinnitsia, Zaporijia, Sumy, Kharkiv e Jitomir, provocando dezenas de mortos e feridos, bem como cortes de energia.

A capital ucraniana não era atacada desde 26 de junho. Estes bombardeamentos seguiram-se à destruição parcial, no sábado, da ponte Kerch, que liga a Rússia à Crimeia e que simboliza a anexação da península ucraniana por Moscovo, em 2014.

Putin disse, no domingo, que a ponte foi alvo de um “ato terrorista” e responsabilizou os “serviços secretos ucranianos” pelo ataque.

Ao descrever os ataques desta manhã, Putin disse que o exército russo usou “armas de longo alcance de alta precisão” contra a “infraestrutura energética, militar e de comunicações da Ucrânia”.

Disse também que ao visar a ponte da Crimeia, a Ucrânia se tinha “colocado ao mesmo nível que os terroristas mais hediondos”. “Não foi possível não responder“, afirmou aos membros do Conselho de Segurança da Federação Russa.

Sem precisar datas, Putin disse ainda que, no passado, o exército ucraniano atacou três vezes a central nuclear russa em Kursk (sudoeste), localizada a 85 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, e tentou atacar o gasoduto TurkStream que liga a Rússia à Turquia através do Mar Negro.

Os bombardeamentos russos desta manhã foram condenados por vários aliados da Ucrânia, incluindo Portugal, e serão discutidos pelos líderes do G7 na terça-feira, numa videoconferência em que participará o Presidente ucraniano.

O grupo, que reúne os sete países mais industrializados do mundo, é constituído por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A União Europeia (UE) também está representada no G7.

// Lusa

4 Comments

  1. Este PUTINho tem uma lata chamar terroristas ao ucranianos por terem destruído parte da ponte e ele é o quê, quando está a matar pessoas, habitações domésticas, etc. Como é possível um país como a RUSSIA estar a ser governada por um assassino, um atrasado mental. Eu que até comungava dos mesmos ideais, agora nem posso ouvir falar desse Psicopata, nem desse país. Quando muitos falam em DEUS, como é possível que este atrasado mental faça com que crianças possam ser mortas por ele, e não caia a mão desta divindade em cima da sua cabeça. Como é possível alguém aceitar as razões deste PSICOPATA, qualquer russo que não se encontre bem na UCRANIA tem bilhete pago para ir para a sua RUSSIA.

  2. Sem dúvida que este Putin, é o maior assassino desde a 2ª grande guerra, e está agora fazendo o mesmo que fez, antes de invadir a Ucrânia, Começou por testar os vários países, para saber o que fariam no caso de uma invasão. Como viu que todos os países estavam com medo ao ponto de retirarem todos as sua embaixadas, então sentiu-se á vontade de fazer o trabalho, não contando nem mesmo os outros países como EUA incluídos, que viriam a apoiar este glorioso País, que teve e tem o condão de mostrar que afinal a Rússia era e é um blafe e que amedrontou tudo e todos, quando eles são uns cobardes e assassinos. Agora estão a fazer o mesmo com a chamada Bomba suja. È evidente que estão mais uma vez a testar a Europa e EUA, dizendo que é Ucrânia quando eles já tem tudo preparado e estão a antecipar-se para depois dizerem que afinal, a Ucrânia sempre usou a bomba, quando são eles que estão pensando lança-la . Algo completamente absurdo. Espero que o ocidente e EUA deem uma lição a esta besta/ este quadrupede. Se os Russos tivessem conseguido conquistar a Ucrânia, a Europa estava bem lixada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.