Chá e salsichas grátis. A estratégia de Putin para convencer russos a torcer pela guerra

1

Pavel Bednyakov / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Os russos receberam comida de graça para participar num grande comício de Vladimir Putin em Moscovo, na quarta-feira.

De acordo com vários relatos, dezenas de milhares de cidadãos estiveram presentes no Estádio Luzhniki, apesar do frio e da neve.

Como compensação, escreve o POLITICO, os presentes receberam chá, papas de aveia e salsichas grátis. Os mais jovens tiveram direito a um dia de folga das aulas.

Órgãos de comunicação independentes relataram que alguns dos apoiantes foram ao comício por indicação do seu empregador. Um estudante confessa que foi a sua universidade que o inscreveu no comício.

Além da presença do próprio Presidente russo, o comício contou ainda com atuações de estrelas pop e bandas de rock, segundo a revista Newsweek. Os cantores Grigory Leps e Oleg Gazmanov, ambos sancionados pela União Europeia, presentearam os participantes com uma atuação.

Um formulário de Google Forms, partilhado no Telegram pelo site independente Sirena, incentivava os russos a inscreverem-se, prometendo comida de graça em troca.

“Dependendo dos seus interesses, as pessoas recebem refeições gratuitas, um pagamento de 500 rublos (6 euros) ou tolerância de ponto da escola”, escreve o Sirena.

“Neste momento, há uma batalha a acontecer nas nossas terras históricas, pelo nosso povo… estamos orgulhosos deles”, disse Putin à multidão. “Hoje, na defesa dos nossos interesses, do nosso povo, da nossa cultura, língua, território, tudo isso, todo o nosso povo é defensor da pátria”.

Ainda antes do discurso de Putin, um grupo de crianças alegadamente de Mariupol subiu ao palco. “Quero agradecer por me salvarem, a mim e a centenas de milhares de outras pessoas”, disse uma das crianças, encorajada depois a abraçar um comandante que terá “salvado” mais de 350 crianças.

Esta não é a primeira vez que Putin tenta persuadir os russos a participarem nos seus comícios. Em 2012, dias antes da sua reeleição, Putin prometeu um pagamento de 2.000 rublos (25 euros).

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.