Putin continua desaparecido, há rumores de golpe de estado

(dr) Gabinete Presidencial de Imprensa e Informação da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Continua o mistério em torno do paradeiro do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Entre rumores para todos os gostos, cresce a ideia de que poderá estar a preparar-se um golpe de estado no Kremlin.

O presidente da Rússia não aparece em eventos públicos desde o passado dia 5 de Março e, embora as entidades oficiais tenham divulgado várias imagens tentando comprovar que está bem de saúde e tudo dentro da rotina normal, poucos acreditam. Até porque algumas dessas imagens parecem ser antigas.

Entretanto, o Daily Mail faz eco de uma potencial “conspiração de generais” com vista a um golpe de estado para retirar Putin do poder.

Esta teoria assentará em declarações de um ex-elemento do gabinete de economia de Putin, Andrei Illarionov, que terá referido que, “nos próximos dias” se deverá “esperar a resignação do primeiro-ministro Dmitry Medvedev” e a nomeação de Sergei Ivanov para o seu lugar.

Em última instância, a ideia será colocar Sergei Ivanov no lugar de Putin, sublinhando o Daily Mail que a Constituição Russa determina que se o presidente se ausentar, o primeiro-ministro o substituirá na função.

“O público será provavelmente informado de que o líder nacional Vladimir Putin precisa de um merecido descanso”, terá também dito Andrei Illarionov, de acordo com o Daily Mail.

Sergei Ivanov e Dmitry Medvedev terão igualmente sido pouco vistos em público, nos últimos dias, o que poderá confirmar este potencial golpe de estado.

De resto, em alguns sites noticiosos, adianta-se que os média russos foram informados de que o Kremlin estará a preparar um grande anúncio para este fim-de-semana.

Entre os restantes rumores e especulações quanto ao paradeiro de Putin, diz-se que pode estar morto, que foi vítima de um ataque cardíaco, que se lesionou num acidente após um voo de asa delta e até que foi raptado por extraterrestres!

Surgiu ainda a ideia de que Putin poderia estar na Suíça, para acompanhar o nascimento de um suposto filho da alegada namorada Alina Kabayeva, de 31 anos. Ideia que percorreu a imprensa helvética, mas que foi negada pelo porta-voz de Putin.

Diz-se na Rússia que Alina Kabayeva já tem dois filhos de Putin, que se divorciou em 2013, mas, na verdade, o presidente russo nunca a confirmou sequer como namorada.

Putin tem marcado um encontro com o presidente do Quirguistão na próxima segunda-feira, altura em que se poderão afastar, ou não, todas as dúvidas.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para compensar um bocadinho a campanha de ódio anti-Rússia (e anti-Putin) dos diversos “D. Mails” ver mais Info “espiadigital.com” no “Voltairenet.org (em Português) e no blog do Rafapal (rafapal.com). Muito elucidativo!

RESPONDER

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …