Putin incentiva membros da BRICS a produzir vacina russa contra a covid-19

premier.gov.ru

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu aos membros da aliança BRICS que produzissem em massa as vacinas russas contra o novo coronavírus.

Durante uma conferência online onde estiveram presentes representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Vladimir Putin incentivou os outros quatro membros aliados do BRICS, a produzir e distribuir vacinas russas contra o coronavírus.

“Existem vacinas russas, e elas funcionam de forma eficaz e segura. É muito importante nos unirmos para a produção em massa destes produtos em ampla circulação”, referiu o presidente da Rússia.

Putin recordou que a Rússia tem acordos em vigor com a Índia e com o Brasil para conduzir testes clínicos da sua vacina (Sputnik V) contra o coronavírus, bem como acordos de produção com a China e a Índia. O maior produtor mundial de vacinas localiza-se na Índia, o Serum Institute of India.

Segundo o Moscow Times, o líder russo não deu detalhes sobre quais seriam os esforços a concretizar entre os cinco países para produzir as vacinas, ou delinear as condições comerciais.

A Rússia já registou duas vacinas contra o coronavírus, mas neste momento o mundo assiste a uma corrida global para encontrar a vacina mais eficaz contra o novo coronavírus e produzi-la.

Em agosto, a Rússia anunciou que havia registado a primeira vacina contra a covid-19 do mundo, a Sputnik V – batizada em homenagem ao satélite da era soviética -, mas este anúncio foi feito antes de testes clínicos serem realizados em grande escala. Ainda no mês passado, Putin anunciou que o país tinha registado uma segunda vacina contra o coronavírus, a EpiVacCorona.

A Rússia solicitou à Organização Mundial de Saúde o registo acelerado e a pré-qualificação da vacina Sputnik V, que a Rússia disse ter 92% de eficácia.

Alguns cientistas ocidentais expressaram preocupação com a vacina, alertando que agir rápido demais pode ser perigoso.

Também as gigantes farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram no início deste mês que sua vacina contra o vírus é 90% eficaz, enquanto a empresa americana Moderna disse que os primeiros resultados mostraram que a sua candidata era 94,5% eficaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …