Putin incentiva membros da BRICS a produzir vacina russa contra a covid-19

premier.gov.ru

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu aos membros da aliança BRICS que produzissem em massa as vacinas russas contra o novo coronavírus.

Durante uma conferência online onde estiveram presentes representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Vladimir Putin incentivou os outros quatro membros aliados do BRICS, a produzir e distribuir vacinas russas contra o coronavírus.

“Existem vacinas russas, e elas funcionam de forma eficaz e segura. É muito importante nos unirmos para a produção em massa destes produtos em ampla circulação”, referiu o presidente da Rússia.

Putin recordou que a Rússia tem acordos em vigor com a Índia e com o Brasil para conduzir testes clínicos da sua vacina (Sputnik V) contra o coronavírus, bem como acordos de produção com a China e a Índia. O maior produtor mundial de vacinas localiza-se na Índia, o Serum Institute of India.

Segundo o Moscow Times, o líder russo não deu detalhes sobre quais seriam os esforços a concretizar entre os cinco países para produzir as vacinas, ou delinear as condições comerciais.

A Rússia já registou duas vacinas contra o coronavírus, mas neste momento o mundo assiste a uma corrida global para encontrar a vacina mais eficaz contra o novo coronavírus e produzi-la.

Em agosto, a Rússia anunciou que havia registado a primeira vacina contra a covid-19 do mundo, a Sputnik V – batizada em homenagem ao satélite da era soviética -, mas este anúncio foi feito antes de testes clínicos serem realizados em grande escala. Ainda no mês passado, Putin anunciou que o país tinha registado uma segunda vacina contra o coronavírus, a EpiVacCorona.

A Rússia solicitou à Organização Mundial de Saúde o registo acelerado e a pré-qualificação da vacina Sputnik V, que a Rússia disse ter 92% de eficácia.

Alguns cientistas ocidentais expressaram preocupação com a vacina, alertando que agir rápido demais pode ser perigoso.

Também as gigantes farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram no início deste mês que sua vacina contra o vírus é 90% eficaz, enquanto a empresa americana Moderna disse que os primeiros resultados mostraram que a sua candidata era 94,5% eficaz.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …