Putin assina lei que penaliza negação dos crimes de guerra nazis

kremlin.ru

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou esta segunda-feira nova legislação introduzindo duras penalizações para quem justificar ou negar os crimes de guerra nazis.

A legislação transforma em crime a negação de factos comprovados pelos julgamentos de Nuremberga relativos aos crimes das potências do Eixo e espalhar “falsas informações sobre as ações soviéticas” durante a Segunda Guerra Mundial.

Tais atos serão puníveis com penas até cinco anos num campo prisional ou coimas de 500.000 rublos (cerca de 10.000 euros), estabelece a nova lei.

Aqueles que proferirem tais afirmações nos meios de comunicação social enfrentarão as punições mais pesadas.

A legislação foi aprovada pelas câmaras alta e baixa do parlamento russo no mês passado e surge numa altura em que a Rússia faz comparações cada vez explícitas entre os nacionalistas ucranianos e os criminosos de guerra nazis.

Moscovo acusa regularmente as autoridades de Kiev de serem apoiantes de Stepan Bandera, um líder nacionalista do tempo da Segunda Guerra que colaborou com os nazis.

O deputado pró-Kremlin Leonid Slutsky comparou os confrontos na cidade ucraniana de Odessa, na semana passada, que fizeram pelo menos 42 mortos entre separatistas pró-russos e manifestantes pró-Kiev com o campo de extermínio de Auschwitz.

A Rússia tem grande orgulho na vitória soviética sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial, que teve como preço cerca de 30 milhões de mortos.

As leis russas já proíbem a exibição pública de símbolos nazis e a distribuição de textos nazis.

A Rússia vai assinalar a vitória sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial na próxima sexta-feira, com celebrações que se espera sejam particularmente grandiosas este ano, após a sua anexação da península ucraniana da Crimeia em março.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Chega a parecer insano ter de se criar uma lei para isso… o Nazismo e o Comunismo foram as duas ideologias mais assassinas do seculo XX

RESPONDER

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …