Putin assina lei que penaliza negação dos crimes de guerra nazis

kremlin.ru

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou esta segunda-feira nova legislação introduzindo duras penalizações para quem justificar ou negar os crimes de guerra nazis.

A legislação transforma em crime a negação de factos comprovados pelos julgamentos de Nuremberga relativos aos crimes das potências do Eixo e espalhar “falsas informações sobre as ações soviéticas” durante a Segunda Guerra Mundial.

Tais atos serão puníveis com penas até cinco anos num campo prisional ou coimas de 500.000 rublos (cerca de 10.000 euros), estabelece a nova lei.

Aqueles que proferirem tais afirmações nos meios de comunicação social enfrentarão as punições mais pesadas.

A legislação foi aprovada pelas câmaras alta e baixa do parlamento russo no mês passado e surge numa altura em que a Rússia faz comparações cada vez explícitas entre os nacionalistas ucranianos e os criminosos de guerra nazis.

Moscovo acusa regularmente as autoridades de Kiev de serem apoiantes de Stepan Bandera, um líder nacionalista do tempo da Segunda Guerra que colaborou com os nazis.

O deputado pró-Kremlin Leonid Slutsky comparou os confrontos na cidade ucraniana de Odessa, na semana passada, que fizeram pelo menos 42 mortos entre separatistas pró-russos e manifestantes pró-Kiev com o campo de extermínio de Auschwitz.

A Rússia tem grande orgulho na vitória soviética sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial, que teve como preço cerca de 30 milhões de mortos.

As leis russas já proíbem a exibição pública de símbolos nazis e a distribuição de textos nazis.

A Rússia vai assinalar a vitória sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial na próxima sexta-feira, com celebrações que se espera sejam particularmente grandiosas este ano, após a sua anexação da península ucraniana da Crimeia em março.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Chega a parecer insano ter de se criar uma lei para isso… o Nazismo e o Comunismo foram as duas ideologias mais assassinas do seculo XX

RESPONDER

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …