/

Putin assina lei que penaliza negação dos crimes de guerra nazis

1

kremlin.ru

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou esta segunda-feira nova legislação introduzindo duras penalizações para quem justificar ou negar os crimes de guerra nazis.

A legislação transforma em crime a negação de factos comprovados pelos julgamentos de Nuremberga relativos aos crimes das potências do Eixo e espalhar “falsas informações sobre as ações soviéticas” durante a Segunda Guerra Mundial.

Tais atos serão puníveis com penas até cinco anos num campo prisional ou coimas de 500.000 rublos (cerca de 10.000 euros), estabelece a nova lei.

Aqueles que proferirem tais afirmações nos meios de comunicação social enfrentarão as punições mais pesadas.

A legislação foi aprovada pelas câmaras alta e baixa do parlamento russo no mês passado e surge numa altura em que a Rússia faz comparações cada vez explícitas entre os nacionalistas ucranianos e os criminosos de guerra nazis.

Moscovo acusa regularmente as autoridades de Kiev de serem apoiantes de Stepan Bandera, um líder nacionalista do tempo da Segunda Guerra que colaborou com os nazis.

O deputado pró-Kremlin Leonid Slutsky comparou os confrontos na cidade ucraniana de Odessa, na semana passada, que fizeram pelo menos 42 mortos entre separatistas pró-russos e manifestantes pró-Kiev com o campo de extermínio de Auschwitz.

A Rússia tem grande orgulho na vitória soviética sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial, que teve como preço cerca de 30 milhões de mortos.

As leis russas já proíbem a exibição pública de símbolos nazis e a distribuição de textos nazis.

A Rússia vai assinalar a vitória sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial na próxima sexta-feira, com celebrações que se espera sejam particularmente grandiosas este ano, após a sua anexação da península ucraniana da Crimeia em março.

/Lusa

1 Comment

  1. Chega a parecer insano ter de se criar uma lei para isso… o Nazismo e o Comunismo foram as duas ideologias mais assassinas do seculo XX

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.