Putin assina lei que penaliza negação dos crimes de guerra nazis

kremlin.ru

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou esta segunda-feira nova legislação introduzindo duras penalizações para quem justificar ou negar os crimes de guerra nazis.

A legislação transforma em crime a negação de factos comprovados pelos julgamentos de Nuremberga relativos aos crimes das potências do Eixo e espalhar “falsas informações sobre as ações soviéticas” durante a Segunda Guerra Mundial.

Tais atos serão puníveis com penas até cinco anos num campo prisional ou coimas de 500.000 rublos (cerca de 10.000 euros), estabelece a nova lei.

Aqueles que proferirem tais afirmações nos meios de comunicação social enfrentarão as punições mais pesadas.

A legislação foi aprovada pelas câmaras alta e baixa do parlamento russo no mês passado e surge numa altura em que a Rússia faz comparações cada vez explícitas entre os nacionalistas ucranianos e os criminosos de guerra nazis.

Moscovo acusa regularmente as autoridades de Kiev de serem apoiantes de Stepan Bandera, um líder nacionalista do tempo da Segunda Guerra que colaborou com os nazis.

O deputado pró-Kremlin Leonid Slutsky comparou os confrontos na cidade ucraniana de Odessa, na semana passada, que fizeram pelo menos 42 mortos entre separatistas pró-russos e manifestantes pró-Kiev com o campo de extermínio de Auschwitz.

A Rússia tem grande orgulho na vitória soviética sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial, que teve como preço cerca de 30 milhões de mortos.

As leis russas já proíbem a exibição pública de símbolos nazis e a distribuição de textos nazis.

A Rússia vai assinalar a vitória sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial na próxima sexta-feira, com celebrações que se espera sejam particularmente grandiosas este ano, após a sua anexação da península ucraniana da Crimeia em março.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Argélia expulsa para o deserto 390 pessoas (incluindo grávidas e crianças)

A Argélia expulsou este domingo 391 pessoas em condições precárias, incluindo crianças e grávidas, para o deserto do Níger. A Organização Internacional para as Migrações, OIM, indicou que as pessoas expulsas, oriundas de países da África …

Descoberto em Israel um mosaico que retrata os "espiões bíblicos" de Moisés

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de há 1600 anos, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está a "revolucionar" tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo dessa época, apresentando "novas …

Investigadores descobrem que Ross 128 B tem todas as condições para ter vida

O exoplaneta Ross 128 b tem características viáveis para abrigar vida. Uma equipa coordenada por investigadores do Observatório Nacional do Brasil analisou as características físico-químicas do sistema extrassolar Ross 128, e constatou que este sistema …

Naufrágio do século XVI encontrado na Florida (mas o tesouro pertence à França)

Um naufrágio do século XVI, sobrevivente de uma das primeiras viagens europeias à América, foi descoberto na costa da Florida. O achado guarda tesouros que valem milhões de dólares, mas um tribunal norte-americano determinou que a …

Quem é o maior inimigo dos EUA? A União Europeia, respondeu Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje, em declarações à CBS, que a União Europeia, a Rússia e a China são inimigos dos Estados Unidos. Numa entrevista à CBS News, quando questionado pelo jornalista Jeff Glor …

E os vencedores são... Modric, Kane e Mbappé

O médio Luka Modric conquistou hoje a Bola de Ouro, o prémio de melhor jogador do Mundial2018 de futebol, que decorreu na Rússia, apesar da derrota da Croácia na final perante a França (4-2). O jogador …

Os satélites gémeos GRACE-FO já disparam os seus lasers no espaço

Falar de lasers e espaço na mesma frase será suficiente para fazer imaginar loucas batalhas espaciais como as que vemos em filmes como o Star Wars, mas desta vez a utilização de lasers é para …

Prémio Nobel alternativo da Nova Academia vai ser decidido pelo público

Depois do cancelamento do prémio por parte da Academia Sueca, a Nova Academia, criada este ano em protesto, vai atribuir um prémio alternativo. As votações para o prémio ao Nobel (alternativo) da Literatura serão realizadas …

O fungo mortal que queria ser bactéria está a tornar-se um problema de saúde mundial

Um agente patogénico que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para o tratar está a espalhar-se rapidamente pelo mundo. Já foram detectadas infecções em 27 países e há já várias mortes registadas. O mais estranho …

França vs Croácia | "Les bleus" conquistam o Mundo

A França conquistou o seu segundo Campeonato do Mundo. Na final frente à Croácia, os gauleses foram felizes na primeira parte, somando dois golos, um na própria baliza por Mario Mandzukic, e outro de penálti, …