Presidente russo espera que os norte-americanos evitem escaladas mas garante que a Rússia está pronta (e aberta a negociações). Os ataques recentes a regiões ucranianas têm uma explicação “muito simples”, diz ainda.
A Rússia está pronta para usar armas nucleares se houver uma ameaça ao Estado, à soberania ou à independência do país, declarou o Presidente russo, numa entrevista transmitida esta quarta-feira.
À televisão estatal russa, Vladimir Putin disse esperar que os EUA evitem qualquer escalada que possa desencadear uma guerra nuclear, mas sublinhou que as forças nucleares da Rússia estão prontas.
Questionado se alguma vez considerou usar armas nucleares na frente de batalha na Ucrânia, o líder russo respondeu que não havia necessidade.
Putin também expressou confiança de que Moscovo alcançará os objetivos na Ucrânia, mas disse estar aberto a negociações, acrescentando que qualquer acordo exigiria garantias firmes do Ocidente.
“Estamos preparados, mas apenas para negociações que não se baseiem em alguns desejos após o uso de psicotrópicos, mas nas realidades que foram criadas, como dizem nestes casos, no terreno”, frisou.
Putin tem repetidamente descrito o Governo da Ucrânia, liderado por Volodymyr Zelenskyy, como “um grupo de toxicodependentes e neonazis”.
Na mesma entrevista, o Presidente da Rússia acusou a Ucrânia de lançar ataques em solo russo numa tentativa de interferir nas eleições presidenciais marcadas para 15 e 17 de março.
Ataques recentes têm explicação “muito simples”
Várias regiões russas, nomeadamente Belgorod e Kursk, na fronteira com a Ucrânia, foram alvo de múltiplos ataques de drones [aparelhos aéreos não tripulados] ucranianos pelo segundo dia consecutivo, tendo como alvo infraestruturas de energia.
Uma refinaria de petróleo foi alvo de um drone esta madrugada, em Ryazan, a cerca de 200 quilómetros a sudeste de Moscovo, num ataque que causou feridos e desencadeou um incêndio, disse o governador regional.
Quase 60 drones atingiram também outras regiões russas, incluindo Belgorod, Bryansk, Kursk e Voronezh, todas na fronteira com a Ucrânia, sem causar feridos, de acordo com as respetivas autoridades regionais.
Na terça-feira, voluntários russos pró-Kiev também alegaram terem-se infiltrado na Rússia e assumido o controlo de uma aldeia fronteiriça na região de Kursk, uma incursão que o exército de Moscovo garantiu ter repelido.
Estes ataques podem ser explicados de uma “forma muito simples. Tudo isto está a acontecer num contexto de falhas [ucranianas] na linha da frente”, disse Putin.
“No entanto, o objetivo principal, não tenho dúvidas, se não conseguirem minar as eleições presidenciais na Rússia, é pelo menos tentar impedir de alguma forma os cidadãos de expressarem a sua vontade”, garantiu o líder russo.
Vladimir Putin, no poder há mais de duas décadas e candidato à reeleição, é o favorito nas presidenciais, na ausência de qualquer oposição.
O Kremlin até já elaborou a lista de “espantalhos” — como os classificou o portal russo Meduza — que serão autorizados a concorrer contra o líder. Todos candidatos que, acredita-se, não têm hipótese de vencer.
Só quem está controlado pelo Governo de Moscovo deverá ser candidato. Entre os “espantalhos” estão apenas representantes do Partido Comunista, do Partido Democrata-Liberal e do Novo Povo. Não deverá haver espaço para independentes – e, sobretudo, para pessoas que criticam o Governo.
A eleição deverá manter Putin no poder até 2030, ano em que completará 77 anos, com a possibilidade de um mandato adicional até 2036, graças a uma alteração constitucional feita em 2020.
ZAP // Lusa
Guerra na Ucrânia
-
12 Dezembro, 2024 Cessar-fogo natalício: Zelenskyy recusou? Há possível acordo de reféns em GazaTambém em: Guerra no Médio Oriente
-
11 Dezembro, 2024 Rússia baixa a guarda (e muito) na ponte da Crimeia
-
6 Dezembro, 2024 Cidade russa tira tudo que é azul e amarelo da árvore de Natal
-
5 Dezembro, 2024 Reino Unido: “Estamos à beira da terceira era nuclear”Também em: Guerra no Médio Oriente
Por enquanto a guerra nuclear global não nos ameaça. O profeta Daniel escreve: “No tempo designado [o rei do norte] voltará [as tropas russas voltarão para onde estavam anteriormente estacionadas. Isto também significa ação militar, grande crise, desintegração da União Europeia e da NATO. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa]. E entrará no sul [este será o início de uma guerra nuclear], mas não serão como antes ou como mais tarde [estas ações militares não conduzirão a uma guerra nuclear global. Esta guerra só começará após o retorno do rei do norte, e por causa do conflito étnico. (Mateus 24:7)], então os habitantes das costas de Quitim [o distante Ocidente, ou para ser mais preciso, os americanos] virão contra ele, e (ele) se quebrará [mentalmente], e voltará atrás”. (Daniel 11:29, 30a) Este será um abate mútuo. A “poderosa espada” também será usada. (Apocalipse 6:4) Jesus o caracterizou assim: “coisas atemorizantes [φοβητρα] tanto [τε] quanto [και] extraordinárias [σημεια] do [απ] céu [ουρανου], poderosos [μεγαλα] serão [εσται].” É precisamente por causa disso haverá tremores significativos ao longo de todo o comprimento e largura das regiões [estrategicamente importantes], e fomes e pestes.
Muitos dos manuscritos contém as palavras “και χειμωνες” – “e geadas”.
A Peshitta Aramaica: “וסתוא רורבא נהוון” – “e haverá grandes geadas”. Nós chamamos isso hoje de “inverno nuclear”. (Lucas 21:11)
Em Marcos 13:8 também há palavras de Jesus: “και ταραχαι” – “e desordens” (a falta de ordem pública).
A Peshitta Aramaica: “ושגושיא” – “e confusão” (sobre o estado da ordem pública). Este não será o fim do mundo. Mas todas essas coisas serão apenas como as primeiras dores de um parto. (Mateus 24:8) Este também será o início do Dia do Julgamento. (Apocalipse 1:10) Ainda há tempo para a reconciliação com Deus.
Todos os Ditadores Psicopatas , agem com cobardia ! ……tem medo de tudo e de todos , e tem razão de temer . quem mais vai sofrer , depois desta besta desaparecer , vai ser o próprio Povo Russo , amordaçado por este Fascista . Ainda hoje o Povo Alemão é estigmatizado por o Nazismo do Adolfo !