Yuri Kochetkov / EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin, alertou esta quinta-feira para o risco crescente de uma guerra nuclear e criticou os Estados Unidos por provocarem uma nova corrida às armas ao abandonarem os acordos de desnuclearização.
“Lamentavelmente, existe uma tendência para desvalorizar o perigo de uma guerra nuclear”, disse Vladimir Putin, em Moscovo, na conferência de imprensa anual, na qual participam mais de 2 mil jornalistas russos e estrangeiros.
Apontando a intenção dos Estados Unidos de se retirarem do tratado de 1987 sobre armas nucleares de médio alcance, considerou que se os EUA colocarem mísseis de médio alcance na Europa, a Rússia será forçada a tomar medidas.
“Temos de garantir a nossa segurança. Não procuramos vantagens, estamos a tentar preservar o equilíbrio e garantir a nossa segurança”, disse. Para o Presidente russo, assiste-se “ao colapso do sistema de controle de armas”, com uma tendência “de diminuição do limiar” para o uso de armas nucleares.
“Baixar esse limiar pode levar a uma catástrofe nuclear global“, disse.
Putin destacou igualmente o facto de os EUA estarem a ponderar usar mísseis balísticos com ogivas convencionais, adiantando que o lançamento desses mísseis pode ser confundido com o lançamento de mísseis nucleares. “Se acontecer, pode levar à destruição da civilização inteira e mesmo acabar com o planeta”, disse.
Putin considerou ainda que os Estados Unidos parecem pouco interessados em prolongar o novo programa de redução de armas nucleares START, que termina em 2021. “Não estão interessados, não precisam disso? Ok, nós sabemos como garantir a nossa segurança”.
ZAP // Lusa
Segurança?!
Hahahhaaa!…
Com grande parte da população russa a viver na miséria, a prioridade dos russos deve ser mesmo a segurança!…
Este pulha não tem vergonha! Como tem um povo a viver na miséria empurra para afrente conflitos para ir passando pelos pingos da chuva! Mas que inimigos vê este canalha no Ocidente? O comunismo não acabou já? Qual é a ameaça, além dos ataques que ELE faz a quase todos vizinhos e ao Ocidente, chegando ao ponto de chamar inimigos aos países Ocidentais? Ele o Winnie de Pooh chinês! Estes pulhas fazem de tudo para não acabar os dias na prisão ou com um tiro na tola!
Declarações de um pacifista que tanto investe em armamento!
Triste a época em que este tipo tem razão e mais juízo do que quem manda na Casa Branca………..