Putin alerta para risco crescente de guerra nuclear. “Temos de garantir a nossa segurança”

Yuri Kochetkov / EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin, alertou esta quinta-feira para o risco crescente de uma guerra nuclear e criticou os Estados Unidos por provocarem uma nova corrida às armas ao abandonarem os acordos de desnuclearização.

“Lamentavelmente, existe uma tendência para desvalorizar o perigo de uma guerra nuclear”, disse Vladimir Putin, em Moscovo, na conferência de imprensa anual, na qual participam mais de 2 mil jornalistas russos e estrangeiros.

Apontando a intenção dos Estados Unidos de se retirarem do tratado de 1987 sobre armas nucleares de médio alcance, considerou que se os EUA colocarem mísseis de médio alcance na Europa, a Rússia será forçada a tomar medidas.

“Temos de garantir a nossa segurança. Não procuramos vantagens, estamos a tentar preservar o equilíbrio e garantir a nossa segurança”, disse. Para o Presidente russo, assiste-se “ao colapso do sistema de controle de armas”, com uma tendência “de diminuição do limiar” para o uso de armas nucleares.

“Baixar esse limiar pode levar a uma catástrofe nuclear global“, disse.

Putin destacou igualmente o facto de os EUA estarem a ponderar usar mísseis balísticos com ogivas convencionais, adiantando que o lançamento desses mísseis pode ser confundido com o lançamento de mísseis nucleares. “Se acontecer, pode levar à destruição da civilização inteira e mesmo acabar com o planeta”, disse.

Putin considerou ainda que os Estados Unidos parecem pouco interessados em prolongar o novo programa de redução de armas nucleares START, que termina em 2021. “Não estão interessados, não precisam disso? Ok, nós sabemos como garantir a nossa segurança”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Segurança?!
    Hahahhaaa!…
    Com grande parte da população russa a viver na miséria, a prioridade dos russos deve ser mesmo a segurança!…

  2. Este pulha não tem vergonha! Como tem um povo a viver na miséria empurra para afrente conflitos para ir passando pelos pingos da chuva! Mas que inimigos vê este canalha no Ocidente? O comunismo não acabou já? Qual é a ameaça, além dos ataques que ELE faz a quase todos vizinhos e ao Ocidente, chegando ao ponto de chamar inimigos aos países Ocidentais? Ele o Winnie de Pooh chinês! Estes pulhas fazem de tudo para não acabar os dias na prisão ou com um tiro na tola!

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …