Punir as crianças quando mentem não funciona

As crianças são mais inclinadas a dizer a verdade para agradar a um adulto ou por estarem convencidas de que é a coisa certa a fazer. Se quer que o seu filho diga a verdade, é melhor não ameaçar puni-lo se ele mentir.

Esta é a conclusão de investigadores, na sequência de uma simples experiência realizada com 372 crianças de quatro a oito anos.

Em que consistia a experiência?

A equipa de cientistas, liderada pela professora Victoria Talwar, do Departamento de Psicopedagogia e Psicologia da Universidade de McGill, deixou cada criança sozinha durante um minuto numa sala onde um brinquedo foi colocado em cima de uma mesa atrás dela.

A criança foi instruída para não olhar para o brinquedo na ausência do investigador.

Entretanto, uma câmara de vídeo filmava a cena dentro do quarto.

Quando o investigador voltou perguntou à criança: “Durante a minha ausência voltaste-te para ver o brinquedo?

Ciência Hoje

A professora Victoria Talwar, do Departamento de Psicopedagogia e Psicologia da Universidade de McGill, EUA

A professora Victoria Talwar, do Departamento de Psicopedagogia e Psicologia da Universidade de McGill

O que descobriram os investigadores?

Um pouco mais de dois terços das crianças olharam para o brinquedo (67,5% ou 251 crianças dos 372 participantes). Quanto mais velhas eram, menos tendiam a fazê-lo.

Quando os investigadores perguntaram às crianças se tinham olhado para o brinquedo, dois terços mentiam (167 crianças ou 66,5%).

Quanto mais velhas, mesmo que apenas um mês, mais propensas eram a mentir e a sustentar a sua mentira.

O que mais chamou a atenção dos investigadores?

As crianças eram mais propensas a mentir se estavam com medo de ser punidas do que se os investigadores lhes pedissem para dizer a verdade para agradar a um adulto ou por ser a coisa certa que as faria sentirem-se bem.

Os investigadores descobriram, como esperavam, que se as crianças mais novas eram mais propensas a dizer a verdade para agradar a adultos, as mais velhas tinham assimilado melhor as normas de conduta que as levaram a dizer a verdade por ser a coisa certa a fazer.

“Em suma, punir uma criança não a incentiva a dizer a verdade“, diz Victoria Talwar, investigadora principal do estudo.

“Na realidade, pode ter o efeito oposto. Esta informação pode ser útil para todos os pais de crianças pequenas e para os profissionais que trabalham com elas, como professores, que desejam encorajar os mais pequenos a serem honestos”.

Ciência Hoje

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Pesquisa” e “pesquisador” são termos usados no Brasil em contextos científicos. Sempre ouvi dizer, e me lembro de ler, “investigação” e “investigador”. Apesar de correcto, não gosto nada desta moda recente. Se acham que o «novo acordo ortográfico» poderá servir de desculpa para esta anormalidade desenganem-se… Nada muda. Em Portugal, uma investigação científica continua a ser feita por um investigador.

RESPONDER

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …