O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke.

O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a cantar dez músicas agudas seguidas quando começou a sofrer uma dor no peito e falta de ar, segundo é relatado pelo South China Morning Post, jornal de língua inglesa sediado em Hong Kong.

“Eu estava muito animado no calor do momento e depois de cantar algumas músicas com notas muito altas,  fiquei com dificuldades respiratórias“, disse o homem, conhecido apenas como Wang, à plataforma chinesa de streaming de vídeo PearVideo.

Uma visita ao pronto-socorro revelou que o homem tinha sofrido um colapso pulmonar devido à “alta pressão pulmonar causada pelo canto alto”, disse o seu médico. Felizmente, conseguiu receber o tratamento adequado e continua em recuperação.

Um pulmão colapsado, medicamente conhecido como pneumotórax, ocorre quando um orifício ou punção no pulmão resulta em escoamento de ar inalado na cavidade entre o pulmão e a parede torácica, de acordo com a The American Lung Association.

O ar que escapa pode acumular pressão dentro da cavidade torácica, e embora muitas vezes seja causado por uma lesão no peito física ou por uma doença pulmonar subjacente, também pode ocorrer sem motivo aparente.

Um caso recente documentou uma mulher de 79 anos, de Portugal, que sofreu um pneumotórax após uma agulha de acupuntura ter ficado muito profunda e perfurado o pulmão. A paciente decidiu recorrer à terapia chinesa devido às constantes dores de costas de que padecia.

Aquando do tratamento, durante a inserção de uma agulha na zona entre as omoplatas, a mulher sentiu uma dor aguda. Ao cabo de dois dias, como as dores continuavam e como sentia também falta de ar, a mulher foi a um médico que, através de uma radiografia ao tórax, detectou um pneumotórax.

Já outro caso, relatado no Journal of Emergency Medicine em 2017, uma menina de 16 anos no Texas sofreu de um colapso do pulmão depois de gritar muito alto durante um concerto da banda britânica One Direction. A adolescente não tinha problemas pulmonares subjacentes conhecidos.

Neste recente incidente de pneumotórax relacionado ao karaoke, não se sabe se a idade, a saúde ou a condição pulmonar pré-existente do homem contribuíram para o acidente,. No entanto, é justo supor que pode ter havido um fator subjacente em ação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …