O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke.

O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a cantar dez músicas agudas seguidas quando começou a sofrer uma dor no peito e falta de ar, segundo é relatado pelo South China Morning Post, jornal de língua inglesa sediado em Hong Kong.

“Eu estava muito animado no calor do momento e depois de cantar algumas músicas com notas muito altas,  fiquei com dificuldades respiratórias“, disse o homem, conhecido apenas como Wang, à plataforma chinesa de streaming de vídeo PearVideo.

Uma visita ao pronto-socorro revelou que o homem tinha sofrido um colapso pulmonar devido à “alta pressão pulmonar causada pelo canto alto”, disse o seu médico. Felizmente, conseguiu receber o tratamento adequado e continua em recuperação.

Um pulmão colapsado, medicamente conhecido como pneumotórax, ocorre quando um orifício ou punção no pulmão resulta em escoamento de ar inalado na cavidade entre o pulmão e a parede torácica, de acordo com a The American Lung Association.

O ar que escapa pode acumular pressão dentro da cavidade torácica, e embora muitas vezes seja causado por uma lesão no peito física ou por uma doença pulmonar subjacente, também pode ocorrer sem motivo aparente.

Um caso recente documentou uma mulher de 79 anos, de Portugal, que sofreu um pneumotórax após uma agulha de acupuntura ter ficado muito profunda e perfurado o pulmão. A paciente decidiu recorrer à terapia chinesa devido às constantes dores de costas de que padecia.

Aquando do tratamento, durante a inserção de uma agulha na zona entre as omoplatas, a mulher sentiu uma dor aguda. Ao cabo de dois dias, como as dores continuavam e como sentia também falta de ar, a mulher foi a um médico que, através de uma radiografia ao tórax, detectou um pneumotórax.

Já outro caso, relatado no Journal of Emergency Medicine em 2017, uma menina de 16 anos no Texas sofreu de um colapso do pulmão depois de gritar muito alto durante um concerto da banda britânica One Direction. A adolescente não tinha problemas pulmonares subjacentes conhecidos.

Neste recente incidente de pneumotórax relacionado ao karaoke, não se sabe se a idade, a saúde ou a condição pulmonar pré-existente do homem contribuíram para o acidente,. No entanto, é justo supor que pode ter havido um fator subjacente em ação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …