O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke.

O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a cantar dez músicas agudas seguidas quando começou a sofrer uma dor no peito e falta de ar, segundo é relatado pelo South China Morning Post, jornal de língua inglesa sediado em Hong Kong.

“Eu estava muito animado no calor do momento e depois de cantar algumas músicas com notas muito altas,  fiquei com dificuldades respiratórias“, disse o homem, conhecido apenas como Wang, à plataforma chinesa de streaming de vídeo PearVideo.

Uma visita ao pronto-socorro revelou que o homem tinha sofrido um colapso pulmonar devido à “alta pressão pulmonar causada pelo canto alto”, disse o seu médico. Felizmente, conseguiu receber o tratamento adequado e continua em recuperação.

Um pulmão colapsado, medicamente conhecido como pneumotórax, ocorre quando um orifício ou punção no pulmão resulta em escoamento de ar inalado na cavidade entre o pulmão e a parede torácica, de acordo com a The American Lung Association.

O ar que escapa pode acumular pressão dentro da cavidade torácica, e embora muitas vezes seja causado por uma lesão no peito física ou por uma doença pulmonar subjacente, também pode ocorrer sem motivo aparente.

Um caso recente documentou uma mulher de 79 anos, de Portugal, que sofreu um pneumotórax após uma agulha de acupuntura ter ficado muito profunda e perfurado o pulmão. A paciente decidiu recorrer à terapia chinesa devido às constantes dores de costas de que padecia.

Aquando do tratamento, durante a inserção de uma agulha na zona entre as omoplatas, a mulher sentiu uma dor aguda. Ao cabo de dois dias, como as dores continuavam e como sentia também falta de ar, a mulher foi a um médico que, através de uma radiografia ao tórax, detectou um pneumotórax.

Já outro caso, relatado no Journal of Emergency Medicine em 2017, uma menina de 16 anos no Texas sofreu de um colapso do pulmão depois de gritar muito alto durante um concerto da banda britânica One Direction. A adolescente não tinha problemas pulmonares subjacentes conhecidos.

Neste recente incidente de pneumotórax relacionado ao karaoke, não se sabe se a idade, a saúde ou a condição pulmonar pré-existente do homem contribuíram para o acidente,. No entanto, é justo supor que pode ter havido um fator subjacente em ação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …